Dicas

Na hora de arrumar a bagagem para um trekking, um dos pontos que exige maior cuidado e gera muitas dúvidas é a alimentação. Como carregar opções nutritivas e diversas para conseguir renovar as energias para encarar as longas horas caminhando sem que isso seja um peso extra representativo na mochila? Frutas desidratadas, suplementos e alguns tipos de doces são opções bastante comuns e práticas. Mas, para quem quer uma refeição completa, a missão fica mais difícil. Um jeito de conseguir isso, sem depender do macarrão instantâneo, é apelar apara a comida liofilizada.

A liofilização ou freeze drying é um processo extremamente eficiente para preservar os nutrientes dos alimentos, permitir a conservação sem refrigeração e ainda reduzir consideravelmente o peso da comida. Conforme informado pela empresa brasileira Liofoods, especialista no segmento de comida liofilizada: “Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30ºC e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando em um produto final com estrutura porosa livre de umidade”.

Como esse processo retira toda a água presente nos alimentos, eles acabam ficando muito mais leves e menos volumosos, o que é uma grande vantagem quando se tem que carregar todos os alimentos, roupas e equipamentos da viagem nas costas. Além disso, a comida liofilizada pode ser mantida em temperatura ambiente e, desde que conservadas adequadamente, permanecem ideais para o consumo por até dois anos. Um problema a menos nas trilhas, já que sem esse processo, dificilmente seria possível levar alimentos “perecíveis” nas viagens longas.

camping_comida_2
Na hora de arrumar a bagagem para um trekking, um dos pontos que exige maior cuidado e gera muitas dúvidas é a alimentação.

A praticidade não para por aí. Como o processo já está bastante desenvolvido e algumas empresas se especializaram na produção de comida liofilizada, existem cardápios com refeições completas. Assim, basta no acampamento aquecer a água, coloca-la sobre os alimentos, mexer para misturar e aguardar 2 minutos. Isso já é o suficiente para que a refeição esteja pronta e totalmente adequada para o consumo. O menu vai desde ovo mexido até estrogonofe. Um detalhe importante é que todo o preparo é feito com os temperos tradicionais, assim, após hidratada, a comida liofilizada supre bem aquela vontade de ter a uma refeição caseira mesmo nos lugares mais extremos e inóspitos do mundo.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.