Dicas

Que o uso de camadas de roupas é primordial para viver o outdoor, dependendo do clima, você sabe. Já falamos disso algumas vezes aqui no blog.

Mas, e para viver a cidade intensamente, a regra é a mesma? Te digo que sim!! Aproveitar o melhor da cidade em dias frios requer sim uma preparação em relação ao que se deve usar.

 

PRIMEIRA CAMADA OU BASELAYER

  A primeira peça que se veste na hora de montar o look “cebola” é a segunda pele. Primordial, sua principal função é auxiliar na regulagem de temperatura do corpo. Isso porque, conforme colocamos camadas de roupa, ou até mesmo quando entramos em lugares com calefação, a tendência é que o suor apareça.

A segunda pele em hipótese alguma deve ser de algodão. Tecidos sintéticos e com tecnologia de secagem rápida são sempre a melhor opção. Na The North Face você encontra o layer em duas gramaturas.  A versão light é ideal para pratica de esportes ou para um frio mais ameno. Já a warm, encaixa perfeitamente para situações de frio extremo, pois além de drenar o suor e manter o corpo seco, também ajuda e muito na função de aquecer.

O FlashDry, tecnologia presente em ambas as versões de segunda pele, é a revolução dos tecidos com secagem rápida, tamanha a velocidade que o processo acontece. Com o corpo sempre seco e a temperatura equilibrada, o frio passa longe!

 

SEGUNDA CAMADA OU FLEEECE

Logo na sequência a segunda pele, vem o fleece. Complemento de aquecimento, a camada intermediária pode ser encontrada em diferentes gramaturas e estilos.

Assim como o baselayer, os fleeces também são produzidos a partir de matéria prima sintética, justamente para seguir a linha de raciocínio sobre secar rápido e não perder aquecimento.

Na cidade, se você não for fazer longas caminhadas, um moletom pode ser usado no lugar do fleece. Mas só nessa situação, hein?

 

TERCEIRA CAMADA OU JAQUETA

Aqui vem o arremate de todas as camadas. A jaqueta, que pode ser dos mais diversos modelos, fecha a sequência de combinações. Ela é quem vai isolar o corpo totalmente do frio externo, podendo ser impermeável ou não.

Na cidade, uma dúvida recorrente é se a última camada ideal será de pluma de ganso ou isolamento térmico sintético. Para que você decida qual a melhor opção para sua próxima viagem urbana, alguns dados técnicos destes modelos:

  • Pluma de Ganso

A pluma é o melhor isolamento térmico que existe. A proporção de peso e calor é incrível e por isso, acaba sendo um dos aquecimentos mais conhecidos mundialmente. Na The North Face, trabalhamos com diversas gramaturas e muitos dos modelos, levam em sua manga uma numeração, que não tem relação com aquecimento. Os números indicam o quão compressiva é a jaqueta, já que quanto maior for este número, menor será a pluma no interior do produto.

Sim, você leu compressiva, isso porque, diversos são os modelos de jaqueta de pluma de ganso que cabem no próprio bolso! Guarde-a neste formato de “pacotinho” apenas para transporte, combinado? Deixar a jaqueta assim por muito tempo, pode danificar o isolamento.

Outra informação muito relevante, é que possuímos o selo RDS em nossos produtos feitos a partir desta fibra natural. Essa certificação constata que não houve nenhum tipo de maus tratos aos animais para que obtivéssemos às plumas utilizadas.

 

  • Thermoball

Um dos nossos best-sellers, a tecnologia Thermoball foi criada para ser uma alternativa ao uso das plumas de ganso. Porém, como falado anteriormente, dependendo do frio, a fibra natural ainda é a melhor opção.

O Thermoball, como o nome diz, é construído a partir de bolinhas de poliéster. Neste formato, o calor concentra-se melhor no produto, mantendo o corpo aquecido na medida. Assim como as jaquetas feitas em pluma de ganso, o Thermoball também é extremamente compressível, podendo ser guardado no próprio bolso.

Já o grande diferencial dos produtos feitos a partir dessa fibra sintética é que mesmo quando molhados, não perdem aquecimento, ao contrário da pluma, que em contato com umidade, deixa totalmente de aquecer.

E claro, como a sustentabilidade está enraizada na The North Face, as jaquetas de Thermoball são feitas 100% a partir de material reciclado.

 

Sanadas todas as dúvidas sobre camadas e aquecimento, o jeito agora é correr para o site ou loja mais próxima para montar sua mala da melhor maneira!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.