Esportes

Se você é um novato na montanha e ainda não está acostumado com o vocabulário comum nas estações de esqui, essa lista foi feita para você. Nós escolhemos algumas expressões bem populares e que você certamente vai ouvir muito nas pistas. Então, já vá se familiarizando!

1- Powder – Esta é a palavra que todo mundo quer ouvir na montanha. Powder é uma expressão usada para dizer que a neve está perfeita, novinha, fofa e ideal para as descidas de ski ou de snowboard.

2 – Bumps – São as ondulações na pista. Elas podem ser naturais, mas, normalmente, são ocasionadas pelo próprio rastro dos esquiadores. Isso costuma acontecer com maior frequência nas pistas altas, quando as marcas dos esquiadores ficam mais profundas. Mas, eventualmente, elas podem ser feitas propositalmente, como um obstáculo para dar ainda mais emoção nas descidas.

3- Icy – Se o powder é o sonho dos atletas, Icy é o pesadelo. Significa que a neve está dura, o que é pouco confortável e péssimo para o desempenho. Descer em uma pista com a neve assim é quase como esquiar no cimento, de tão ruim.

4 – Heliskiing – Esta não é uma palavra que você vai ouvir tão frequentemente em uma estação, mas quando ela eventualmente aparecer, é bom saber. Heliskiing é a prática de ski alpino, uma modalidade para os mais experientes e que gostam muito de adrenalina. Um helicóptero leva os esquiadores até o topo da montanha e eles descem de lá livremente e em altíssima velocidade.

5 – Vaca – Essa é fácil. Vaca é uma expressão que veio do Surf. Assim como no mar, na montanha ela também significa cair.

6 – Encerar – Passar cera na área inferior do Ski e do Snow vai garantir um deslizamento muito melhor nas descidas, principalmente quando os equipamentos já estão mais desgastados.

7 – Trail ratings – É a classificação do nível de dificuldade da pista. Normalmente, essa divisão é feita por cores e pode variar de acordo com o país. Nos EUA, por exemplo, as pistas iniciantes são verdes, intermediários azuis e as pistas avançadas são pretas. Na Europa a sequência é: azul, vermelha e preta.

snow
Depois que você desce a montanha pela primeira vez, não tem mais como parar. – Foto: Andrew Miller.

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.