Esportes

Popular em alguns países, como Rússia e Espanha, como forma de treinamento de modalidades de neve durante o verão, o Rollerski é um esporte que está em ascensão no Brasil. O “ski com rodinhas” simula o Ski Cross Country, mas praticado no asfalto. Além de ser uma alternativa para a falta de neve, o esporte proporciona diferentes benefícios aos praticantes.

Foto: Confederação Brasileira de Desportos na Neve/Reprodução – Facebook

O Rollerski chegou ao Brasil em 2011, especialmente para auxiliar na preparação física e técnica de um dos atletas brasileiros a competir nos jogos de inverno, Leandro Ribela. Desde então, com o incentivo da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), o esporte ganhou mais popularidade. Em 2018, por exemplo, a federação registrou 80 praticantes da modalidade no Brasil, sendo que 35 desses atletas disputaram competições internacionais de Ski Cross Country em diferentes categorias.

Foto: Confederação Brasileira de Desportos na Neve/Reprodução – Facebook

Além de ser a alternativa tropical para esportes de neve, o Rollerski também proporciona benefícios físicos representativos. Os principais são: trabalho abdominal, equilíbrio, aumento da capacidade aeróbia (sem impacto), alta ativação de membros superiores e inferiores e, claro, um alto gasto calórico.

Foto: Confederação Brasileira de Desportos na Neve/Reprodução – Facebook

No Brasil, o Rollerski ocupa um importante papel no desenvolvimento dos atletas da neve. Com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, a modalidade é essencial no treinamento das equipes brasileiras. Para incentivar ainda mais o esporte, a federação realiza um Circuito Nacional de Rollerski, com provas que contam pontos no ranking internacional de Ski Cross Country da FIS – Federação Internacional de Ski.  A primeira edição do Circuito aconteceu em 2014, com 3 a 4 etapas por ano. Um detalhe muito interessante é que o Rollerski é uma modalidade praticada por atletas olímpicos e paraolímpicos, o que oferece ainda mais opções de esportes também às pessoas com necessidades especiais.

Foto: Confederação Brasileira de Desportos na Neve/Reprodução – Facebook

Confira no vídeo abaixo um pouquinho do Circuito Brasileiro de Rollerski:

Saiba mais:

–> Conheça o Sandboard, uma versão tropical do snowboard.

–> 7 expressões de ski e snow que você precisa saber.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.