Inspiração

Estar a 8 mil metros de altitude é, literalmente, estar exposto a condições letais. A altitude e a baixa pressão atmosférica nestes locais deixam o ar rarefeito, ou seja, pesado e pobre em oxigênio. Não é à toa que essas áreas são conhecidas como zonas da morte. Em todo o mundo existem 14 montanhas que superam essa altitude, todas elas localizadas na região do Himalaia, e, mesmo com todos os perigos e exposições que elas oferecem, alcançar seus cumes é o sonho de alpinistas no mundo inteiro. Alguns montanhistas passam a vida inteira perseguindo este objetivo e, os poucos que conseguem, levam anos para conquistarem os 14 picos. Mas, um nepalês está perto de fazer história. Nirmal Purja, também conhecido com Nims, pretende escalar todas as montanhas com mais de 8 mil metros de altitude em apenas 7 meses. Seu projeto foi apelidado de “Project Possible” e ele realmente parece pronto para realizar o que para muitos era impossível.

A história de Nirmal começou na montanha. Nascido nas proximidades de Annapurna, ele cresceu nos arredores de Kathmandu, a capital do Nepal. O que não significa ter vivido em grandes altitudes. Assim como seus irmãos, acabou caminhando para o serviço militar quando tinha apenas 18 anos, e chegando a ser convidado a integrar as Forças Especiais Britânicas, a elite de soldados ingleses, onde permaneceu por mais dez anos. Toda essa trajetória parecia prepara-lo para o que estava por vir. O serviço militar não mudou seu amor pelas montanhas e ainda o fortaleceu física e mentalmente para encarar e superar condições desafiadoras e extremas, que colocam à prova a capacidade humana em diversos sentidos.

Ao anunciar a ideia de conquistar as montanhas mais altas do mundo em um período tão curto, Nirmal atraiu para si atenção, críticos e admirados em todas as partes do planeta. Muitos céticos diziam ser um feito impossível e que a proposta tinha como objetivo apenas focar um holofote no nepalês por espaço midiático. Não precisou de um período grande para que o montanhista mostrasse na prática que eles estavam errados.

Em três meses, aliás, 94 dias especificamente, Nirmal já tinha registrado 11 cumes, entre a conquista estava a montanha mais alta do mundo, o Everest, e duas das montanhas mais letais do planeta: Annapurna e K2. Os feitos são impressionantes, como a conquista de três montanhas em apenas 48 horas, além de operações de resgate que consistiram em salvamentos realizados nas famosas zonas da morte.

Nirmal escalando o Lhotse. – Foto: Nirmal Purja/Reprodução

Missão K2

Com pouco tempo e praticamente nenhuma margem para erros, Nirmal e sua equipe precisam desafiar a própria natureza para concluir o projeto dentro do prazo previsto. Isso significa que as janelas de ataque ao cume precisam ser aproveitadas em apenas uma tentativa ou dificilmente sobrará oportunidade para se recuperar e fazer uma nossa ascensão. Foi justamente isso que aconteceu no K2.

Conforme relatado em seu site e confirmado por outros montanhistas que estavam no K2 nesta temporada, entre eles Karina Oliani, que foi a primeira sul-americana a conquistar essa montanha, Nirmal e sua equipe foram os primeiros a chegar no cume do K2 e os responsáveis por fixar as cordas que permitem os alpinistas a chegarem ao topo da montanha.

O grupo chegou ao acampamento base quando a maior parte dos grupos já havia desistido de subir o K2 devido às condições climáticas pouco favoráveis. Os brasileiros Moeses Fiamoncini e Karina Oliani já haviam feito uma tentativa e aguardavam uma segunda janela para irem novamente aos acampamentos altos. A expectativa era de que talvez ninguém conquistasse o K2 nesta temporada, até que a equipe do Project Possible chegou à montanha.

Em poucos dias eles conseguiram sair do campo base e chegar ao cume, fixando as cordas e permitindo que outros alpinistas também tivessem a oportunidade de chegar ao topo da segunda montanha mais alta do mundo e m 2019.

Descanso e rumo ao final

Após terem somado incríveis 11 cumes em 94 dias, Nirmal e seu time estão descansando antes de iniciarem a terceira fase do projeto, quando pretendem finalizar as 3 montanhas restantes.

Montanhas escaladas até o momento: Annapurna, Dhaulagiri, Kanchenjunga, Everest, Lhotse, Makalu, Nanga Parbat, Gasherbrum I, Gasherbrum II, K2, Broad Peak.

Montanhas restantes: Manaslu, Cho Oyu e Shishapangma.

Saiba mais:

–> Brasileiros chegam ao cume do K2.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.