Notícias

Na madrugada desta quinta-feira (25), Karina Oliani, Moeses Fiamoncini e Maximo Kausch alcançaram o cume da segunda montanha mais alta do mundo, o K2. A conquista veio na segunda tentativa e logo no dia seguinte às primeiras ascensões ao cume da temporada, quando um grupo sherpas chegou ao topo e conseguiu instalar as cordas fixas.

De acordo com as informações do monitoramento via satélite, Karina Oliani chegou ao cume do K2 às 4h40 da manhã no horário local, junto com Maximo Kausch. Um pouco depois, às 6h30 (horário do Paquistão), Moeses Fiamoncini também alcançou o topo da segunda maior montanha do mundo.

Com a conquista, Karina se tornou a primeira brasileira a subir o K2. A expedição também tem um gosto especial para Moeses que já coleciona o seu terceiro 8 mil+ na temporada. Em pouco mais de um mês, o paranaense fez cume no Everest, no Nanga Parbat e agora no K2. Por poucos metros ele também não somou o Lhotse à lista. Ele ainda tem o objetivo de ser o primeiro brasileiro a conquistas as 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude. (Saiba mais aqui)

O grupo está retornando ao acampamento base do K2 e os detalhes da escalada ainda são desconhecidos, mas devem ser divulgados nos próximos dias.

Foto: Syed Hasan Shabbar/Wikimedia Commons

Nepalês coleciona recordes

O nepalês Nirmal Purja está colecionando recordes nessa temporada. Através do projeto “Bremont Project Possible”, Nirm, como é conhecido, pretende conquistas os 14 cumes com mais de 8 mil metros de altitude em um período de apenas 7 meses. Com o K2, ele já soma 10 cumes apenas três meses. A lista de recordes do nepalês é longa e inclui o fato de ter sido a primeira pessoa no mundo a escalar o Makalu, o Lhotse e o Everest (2x) em uma mesma temporada.

Ele não deve parar por aí. Nos próximos quatro meses Nirmal ainda espera conquistas mais quatro das montanhas mais altas do mundo.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.