Inspiração

Os momentos de crise são perfeitos para pensarmos e repensarmos atitudes, planos e objetivos. A crise global ocasionada pelo Corona Vírus tem levantado uma série de questionamentos sobre economia, hábitos de consumo, saúde, meio ambiente, entre muitos outros assuntos. A realidade é que, mesmo nos momentos mais desafiadores, ainda existem pontos positivos e lições a serem aprendidas. Um desses pontos que ficaram visíveis com a pandemia é como os seres humanos têm afetado a natureza. Em poucos meses, com diversos países em quarentena, os cientistas constataram reduções significativas nos níveis de poluição do ar e da água, mesmo nos países que costumam ter os piores índices, como a China e a Índia. Se em tão pouco tempo, já foi possível ter mudanças tão grandes, imagine o que poderia ser feito com um esforço global de longo prazo? Esse é um dos ensinamentos que a pandemia nos deixa.

O isolamento social aplicado em cidades de todos os continentes, reduziu a quantidade de pessoas nas ruas e acabou ocasionando o fechamento temporário de fábricas e empresas. Como consequência, a quantidade de tráfego nas ruas também diminuiu drasticamente, assim como as emissões de gases poluentes provenientes, tanto de veículos automotivos, como das atividades industriais. Apesar de ter muitos pontos negativos em termos de economia, isso permitiu que cidades como Barcelona, por exemplo, tivesse uma redução de 80% nos níveis de poluição. Nova York, que é uma megalópole que nunca pára, também teve melhora de 50% nos níveis de poluentes na atmosfera. O Centro Global de Pesquisa em Energia e Qualidade do Ar, inclusive, recebeu informes de que a população na Índia estava conseguindo ver a cadeia de montanhas do Himalaia pela primeira vez, graças à redução na poluição atmosférica.

A Itália, que foi considerada um dos epicentros da doença e já tem aplicado o isolamento social há praticamente dois meses, também teve uma demonstração efetiva de como a natureza pode se “recuperar” facilmente se os seres humanos deixarem de poluir. As famosas águas dos canais de Veneza tiveram os melhores índices de qualidade já registrados nos tempos modernos.

Para trazer para o Brasil, um dos maiores exemplos aconteceu na cidade de São Paulo. Apenas na primeira semana de quarentena, a cidade já apresentou níveis de poluição do ar 50% menores do que os registrados normalmente. Apesar de ser um momento de crise global, a natureza está tendo um tempo para “respirar” e essa pausa que a humanidade está dando tem permitido à natureza se recuperar, mesmo que parcialmente.

É claro que esta não é uma situação definitiva, portanto, não é algo que podemos aplicar para sempre para protegermos os recursos naturais. Mas, é um bom momento para refletir em soluções mais ecológicas, buscar opções para reduzir o impacto ambiental pessoal, adquirir novos hábitos e, quem sabe, depois que tudo passar, a humanidade e a natureza possam juntas se curar.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.