Curiosidades Inspiração

O conceito dos 7 cumes foi criado pelo norte-americano Richard Bass, em 1985. O escalador escolheu os sete pontos mais altos em cada um dos continentes, escalou essas montanhas e depois escreveu um livro. A experiência tem inspirado atletas profissionais e amadores do mundo inteiro a também realizarem o “Projeto 7 Cumes”.

A lista original feita por Richard Bass inclui as seguintes montanhas: Monte Everest (8.844 metros – Ásia), Aconcágua (6.962 metros – América do Sul), Denali (6.194 metros – América do Norte), Kilimanjaro (5.895 – África), Elbrus (5.642 metros – Europa), Vinson (4.892 – Antártida) e Kosciuszko (2.228 – Austrália). Em seu livro, o norte-americano conta quais foram as dificuldades, emoções e conquistas de cada uma dessas montanhas. Os relatos foram suficientes para instigar pessoas de todos os lugares do mundo a realizarem o mesmo feito.

Entre os brasileiros, o primeiro a completar os 7 cumes foi o paranaense Waldemar Niclevicz em 1997. Foram 9 anos e sete meses envolvido com este projeto. Mas, a empreitada do brasileiro foi um pouco diferente da de Richard Bass. Existe uma discussão sobre o monte mais alto da Oceania. Enquanto o norte-americano considera o Kosciuszko, localizado na Austrália, como a montanha mais alta da Oceania, outros especialistas sugerem que o mais correto seria que a Pirâmide Carstensz (4.884 metros – Nova Guiné) fosse a montanha representando o continente. Bass escalou o monte australiano e Waldemar Niclevicz optou pela Nova Guiné.

acampamento_everest
O Everest é a montanha mais alta do mundo, são 8.844 metro de altitude. Foto: Karina Oliani

Em 2016, quase 20 anos depois do Brasil marcar o nome no Projeto 7 Cumes, Thais Pegoraro também deixou o seu nome escrito na história ao finalizar todos os sete cumes em apenas 1 ano e 9 dias. Outros seis brasileiros integram a lista dos que já alcançaram este feito, são eles: Eduardo Keppke, Carlos Santalena, Ana Elisa Boscarioli, Rosier Alexandre, Rodrigo Raineri e Gilberto Thoen.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.