Notícias

Já teve cume brasileiro no Everest esse ano. Conforme informado pelo Portal Extremos, o capizabaJuarez Soares foi o primeiro brasileiro a alcançar o topo do mundo na temporada de 2019. A chegada de Juarez ao cume da montanha mais alta do planeta aconteceu na manhã do dia 22 de maio. Com isso, ele se tornou o 24º brasileiro a realizar este feito.

O montanhista chegou ao Colo sul, a aproximadamente 8 mil metros de altitude, no final do dia 20 de maio e o ataque ao cume aconteceu praticamente um dia depois, chegando ao topo às 5h30 da manhã do dia 22. De acordo com a agência CTSS, responsável pela expedição em que Juarez está, 100% dos 14 alpinistas que fazem parte do grupo conseguiram subir e descer em segurança. Juarez soares já está de volta em segurança no acampamento 2.

A expectativa agora é pela confirmação do cume do segundo brasileiro no Everest, Moeses Fiamoncini, que escala junto com o chileno Juan Pablo Mohr e como catalão Sergi Mingote. O trio planejava fazer a ascensão completa sem o uso de oxigênio complementar. Mas, em contato com o Portal Extremos, Moeses informou que Sergi Mingote havia desistido e iria subir usando oxigênio, enquanto ele e Juan manteriam a tentativa de finalizar a escalada sem oxigênio.

Durante a madrugada desta quinta-feira o Portal Extremos acompanhou Moeses através do GPS de seu companheiro, Juan Pablo Mohr, e identificou que o grupo estava subindo muito lentamente. O mesmo trecho que Juarez fez em pouco mais de quatro horas, o trio levou oito horas. Nesta manhã, o Portal recebeu a informação, através da agência Seven Summit Trek, que Moeses e Juan Pablo tinham chegou ao cume. Mas, como a agência já passou uma informação errônea sobre a expedição, o site está aguardando o contato do próprio Moeses para confirmar o feito e saber se foi possível realizar a escalada realmente sem o uso de oxigênio suplementar, como eles planejavam.

Outros brasileiros

Inicialmente quatro brasileiros estavam tentando o cume do Everest. Além de Juarez e Moeses, Mauro Chies e Rodrigo Rainieri estavam no Nepal, mas tiveram que abandonar suas expedições por complicações de saúde. Ambos passam bem, mas desistiram de tentar novamente a subida nesta temporada.

Memorial no trekking do Everest BC. – Foto: Ananya Bilimale/Unsplash