Dicas Notícias

O inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já começaram a cair e o Parque Nacional de Itatiaia teve recorde de frio. De acordo com o monitoramento feito pela estação meteorológica instalada no Massena, no último domingo (26), às 7h, os termômetros marcaram -5,2ºC. A temperatura mais baixa até então havia sido registrada no dia 20 de abril, com -4,1ºC.

O Parque Nacional de Itatiaia é o mais antigo do Brasil. Criado em 1937, ele abriga alguns dos pontos mais altos do país, como o Pico das Agulhas Negras, a 2.791 metros de altitude. Por esse e outros diferenciais, Itatiaia foi escolhido para receber duas centrais meteorológicas automáticas, que monitoram todas as características climáticas locais.

As estações estão localizadas em dois pontos: Marcão, a 2.469 de altitude, e Massena, a 2.584. Devido à altitude, é muito comum que o parque registre temperaturas negativas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã. O registro deste final de semana foi o menor entre os monitorados em todo o Brasil. A segunda temperatura mais baixa do país foi registrada em Urupema, Santa Catarina.

Dicas para sobreviver ao frio em Itatiaia

O outono e o inverno são ótimas estações para trekking e camping. Apesar de estar mais frio, esse período do ano tende a ser mais seco, e, quem acampa sabe que dormir na barraca em dia de chuva pode dar muito trabalho. No entanto, para que a aventura seja bem-sucedida durante os meses frios do ano, alguns cuidados são essenciais.

Atentar às camadas de aquecimento, usar sempre um isolante térmico adequado embaixo do saco de dormir, ter a barraca certa, evitar a umidade dentro da barraca e nas próprias roupas são apenas alguns dos conselhos que nós damos. Nós já demos todos os detalhes dessas dicas nos posts abaixo, confira tudo e evite problemas durante a sua aventura:

parque nacional de itatiaia
Pico das Prateleiras – Parque Nacional de Itatiaia. Foto: João Paulo Vasconcelos/Flickr – Creative Commons

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.