Notícias

Um estudo realizado recentemente pelo “International Centre for Integrated Mountain Development” prevê que, ao menos, um terço do gelo que cobre as montanhas asiáticas deve derreter devido ao aquecimento global. De acordo com o artigo, se a previsão realmente se concretizar, dois bilhões de pessoas podem ser afetadas e correm sérios riscos.

De acordo com Phillipus Wester, o cientista que liderou o estudo, mesmo que as emissões globais de gases de efeito estufa sejam controladas e permaneçam dentro do limite em que o aquecimento aumente apenas 1,5ºC até 2100, isso ainda não seria suficiente para impedir o derretimento das geleiras do Himalaia. Ainda assim, 1/3 do gelo que cobre as montanhas mais altas do mundo pode derreter. Em um cenário ainda mais “quente”, com um aumento de 2ºC na temperatura global a perda pode chegar a metade de toda a geleira e, consequentemente, o impacto na vida da população que vive no entorno da cordilheira seria mais gravemente afetada.

A região do Himalaia engloba vários países, alguns deles altamente populosos, como China, Índia e Paquistão e que dependem de diversas formas das montanhas que formam as cordilheiras. Os rios abastecem fazendas e geram energia. Mas, o derretimento de uma quantidade expressiva de gelo pode causar alagamentos, inundando comunidades inteiras, e modificar totalmente esses recursos hídricos.

Um dos pontos mais desafiadores e desejados por montanhistas e alpinistas de todo o mundo, o Himalaia concentra a terceira maior porção de gelo em todo o mundo, atrás apenas do Ártico e da Antártica. Mesmo assim, quando o assunto é aquecimento global, nem abrigando a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, a Cordilheira do Himalaia é lembrada quando o assunto é aquecimento global.

everest_drukair2_CC
A maior montanha do mundo, o Everest, também está ameaçada pelo aquecimento global. – Foto: Papa Lima Whiskey/Creative Commons

O intuito do relatório é justamente chamar a atenção do mundo para as mudanças que o aquecimento global pode causar e quais são os perigos a que este enorme patrimônio natural e comunidades estão expostos.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.