Dicas

A tecnologia proporciona uma série de facilidades nas mais diversas áreas da vida. Ter o mundo praticamente ao alcance de um clique pode reduzir distâncias, evitar desastres, proporcionar conhecimento, cultura e muitas outras coisas. No entanto, o uso excessivo dos aparelhos tecnológicos também pode causar uma série de problemas e, principalmente, tirar a atenção das pessoas do que está acontecendo ao seu redor.

Enxergar apenas através de uma tela pode impedir que a vida real seja realmente vivida e aproveitada em sua magnitude e beleza. Por mais que você seja um aventureiro, é possível que muitas coisas incríveis tenham passado despercebidas enquanto você estava olhando para o celular ou tirando selfies. Então, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a desconectar dos “gadgets” e conectar na natureza.

  1. Tente uma aventura tradicional

Por mais estranho que possa parecer, não faz muito tempo desde que um celular era algo inacessível para quase todas as pessoas. Além do alto preço, os aparelhos eram enormes e nada práticos de serem carregados, ainda mais em uma aventura, principalmente naquelas em que qualquer peso extra faz uma diferença enorme. Nessa época, era muito comum que as trilhas fossem feitas seguindo mapas impressos, bússolas e outros equipamentos tradicionais de navegação. A sugestão é deixar o celular em casa ou, pelo menos, desligado e tentar uma experiência 100% off-line. Se usar bússola soar muito ultrapassado, escolha um destino com o qual você tenha familiaridade ou que os caminhos e trilhas sejam bem sinalizados e, literalmente, se livre do celular.

trekking_família

  1. Coloque o seu smartphone no modo avião

Se deixar o celular desligado ou em casa é demais para você, tente, ao menos, deixa-lo no modo avião ou desligue as notificações. Ouvir os toques ou o vibrar das notificações pode te deixar ansioso. Mesmo que você não pare para verificar a notificação na hora, é comprovado cientificamente que isso acaba te deixando mais ansioso. Para evitar que os seus pensamentos se percam do momento e das belezas naturais ao seu redor, deixe as notificações para depois.

  1. Use limitadores de tempo em aplicativos

Jogos e redes sociais são um verdadeiro buraco negro. Depois que você clica no ícone de um desses aplicativos, o tempo vai parecer voar e você raramente vai perceber. Em 2018, uma pesquisa feita pela plataforma Hootsuite mostrou que os brasileiros passam, em média nove horas por dia na internet. Desse tempo, três horas são gastas exclusivamente nas redes sociais. Se pensarmos em quanto tempo “livre” as pessoas têm no dia, essas três horas podem representar quase todo o período que poderia ser usado para o lazer, por exemplo. Para resolver esse problema, sem ter que abrir mão das redes sociais, uma opção prática é usar os limitadores de tempo em aplicativos. Tanto os celulares com sistema iOS, como Android, possuem essa função em suas configurações.

  1. Pense menos do que os outros vão pensar

Você já parou para analisar se o que você publica nas redes sociais são realmente o que você quer ou o que você acha que as pessoas vão gostar? Ficar preocupado demais em ter o que mostrar nas redes sociais pode gerar frustrações e, principalmente, pode te impedir de aproveitar o momento com intensidade. Às vezes por querer tirar uma foto, você perde a chance de ver o voo de uma ave, por exemplo. Algumas coisas acontecem rápido demais e se podem passar em um piscar de olhos, imagine com o clique de uma câmera? Pense em suas melhores memórias de viagem ou aventura. As melhores certamente são aquelas espontâneas, que não foram registradas em uma fotografia, mas que ficaram guardadas no coração. Permita-se viver mais desses momentos que são apenas seu e não precisam ser mostrados para mais ninguém.

Saiba mais:

–> Passar tempo na natureza pode substituir remédios e terapias.

–> 6 motivos para largar a cidade e ir agora para a natureza.

–> Contato com a natureza pode reduzir casos de depressão e pressão alta.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.