Notícias

A temporada de ascensão ao cume do Everest em 2018 acabou, mas um recorde ficou. Em pouco mais de um mês, mais de 700 pessoas chegaram ao topo da montanha mais alta do mundo. Entre os aventureiros que fizeram parte dessa conquista estão sete brasileiros: Ayesha Zangaro e Renato Zangaro, Roman Romancini, Henrique Franke, Carlos Santalena, Gilberto Thoen e André Borges.

No time que nos representou um detalhe curioso foi a expedição de Ayesha e Renato Zangaro, pai e filha. Além de terem conquistado o topo do muno, eles também bateram recordes. Ayesha se tornou a brasileira mais jovem a chegar ao cume do Everest, com 23 anos, enquanto seu pai entrou para a história como o brasileiro mais velho a realizar o mesmo feito, no auge de seus 60 anos.

A temporada ainda contou com outros aventureiros cheios de histórias incríveis. O mais curioso foi o chinês Xia Boyu que não deixou que fatores com a idade (70 anos) ou o fato de já ter amputado as duas pernas o impedisse de conquistar o Everest. Llhakpa Sherpa também marcou seu nome na história ao se tornar a primeira nepalesa a alcançar o cume 9 vezes.

Desde que a janela do Everest foi aberta, no meio de abril, centenas de aventureiros embarcaram nessa missão. Apesar de ainda não serem os números oficiais, a imprensa internacional tem informado que 476 escaladores chegaram ao topo pelo lado nepalês e outros 239 se aventuraram pelo lado tibetano.

O recorde se deve, principalmente, às condições climáticas favoráveis. Para que um ataque ao cume do Everest seja feito é preciso contar com diversos fatores naturais, afim de evitar riscos que podem causar a morte. Nesta temporada, os atletas foram agraciados com uma sequência de 11 dias ininterruptos de janela perfeita para as tentativas, fator essencial para que 2018 fosse mais um ano de recordes.

base_camp_everest
Caminho para o Acampamento Base do Everest. – Foto: TorstenDietrich/Flickr – Creative Commons

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.