Sem categoria

Desde a última sexta-feira (16) as equipes de bombeiros têm trabalhado para controlar um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra Fina, principalmente na região da Pedra da Mina, o ponto mais alto do estado de São Paulo, a 2.798 metros de altitude.

Conforme informações do G1, até a tarde desta terça-feira (21), o fogo já havia consumido uma área equivalente a mais de 460 campos de futebol. Mesmo que as operações, que contaram também com o apoio aéreo do Exército, tenham sido realizadas de forma intensa, o incêndio ainda não foi totalmente controlado.

Mais de cem pessoas estão envolvidas na operação. | Foto: Gabriel Tarso

Em declaração ao G1, o tenente-coronel Ronaldo Diniz, explicou que a maior dificuldade na operação é justamente a altitude. São mais de 100 pessoas entre bombeiros, oficiais militares, funcionários do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e voluntários trabalhando para conter o incêndio. Diante das proporções, o apoio aéreo é essencial, mas as condições locais, principalmente, consequentes da altitude acabam dificultando os voos.

A altitude dificulta muito o controle do fogo. | Foto: Gabriel Tarso

Os especialistas do ICMBio também explicam que ainda não se sabe o que causou o incêndio pois as investigações ainda não foram feitas. Mas, o chefe do instituto, Virgílio Ferraz, ressaltou a importância da região para a preservação da biodiversidade, com espécies endêmicas únicas no mundo e como o incêndio pode ser extremamente prejudicial em termos de preservação e também de pesquisa.

Bombeiros, militares da força aérea e voluntários trabalham incessantemente. | Foto: Gabriel Tarso

Por enquanto, o fogo está controlado na parte da Serra que se localiza dentro do estado de Minas Gerais, mas ainda existem pontos de fumaça na parte paulista da Serra Fina.

Avisos aos turistas alertando sobre riscos de incêndios. | Foto: Gabriel Tarso
A perda biológica é alog irreparável. | Foto: Gabriel Tarso

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.