Curiosidades

Viajar sozinho é uma experiência que todos deveriam ter. Além da liberdade que este tipo de aventura proporciona, ela também colabora para uma série de descobertas pessoais e reflexões sobre a vida.

Se você é um desses aventureiros que já aproveitaram uma viagem acompanhado apenas da mochila, então, certamente, você já aprendeu e viveu tudo o que nós listamos abaixo:

Você aprende a testar os seus próprios limites e zona de conforto

Quando você está sozinho é muito importante confiar em sua própria capacidade. Quando os desafios aparecem, você não tem a quem recorrer senão a si mesmo. Isso faz com que você realize coisas inimagináveis e descubra novas habilidades, gostos, supere limites e experimente sair da zona de conforto para explorar a imensidão de oportunidades que a vida reserva.

trekking_noruega
Trekking Noruega. – Foto: Tim Kemple.

Você aprende a valorizar e agradecer por cada dia

Se aventurar sozinho é o momento perfeito para refletir sobre tudo, principalmente sobre o valor das coisas (e isso não está de forma alguma ligado ao dinheiro ou aos bens materiais). Poder realizar sonhos e superar limites é algo extremamente valioso e que merece ser valorizado e reconhecido nos momentos de gratidão.

Você aprende que pode fazer e ser quem você quiser

Poder criar o seu próprio cronograma, escolher o caminho, o que levar, o que comer e onde ir são apenas algumas das vantagens de viajar sozinho. Quando você está em um grupo, nem sempre é possível ter liberdade o suficiente para fazer o que bem entender. Sozinho, todas as decisões estão com você e você é livre para escolher e ser o que quiser!

Você aprende que viajar sozinho não significa estar solitário

Uma experiência solo não é necessariamente uma experiência solitária, pelo contrário. Viajar sozinho é a oportunidade perfeita para conhecer novas pessoas, fazer amizades e aprender muito com a troca de experiências que esses contatos inesperados (ou não) proporcionam.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.