Destinos

O Brasil está cheio de maravilhas naturais e para manter esses locais preservados, nas últimas décadas muitos deles foram transformados em unidades de conservação ou Parques Nacionais. O melhor é que, além de serem áreas protegidas pelo próprio governo em que qualquer atividade predatória é proibida, esses destinos também estão cheios de oportunidades e aventuras.

Nós separamos uma lista com quatro Parques Nacionais que você precisa conhecer:

.1 Parque Nacional do Caparaó – ES/MG 

O Caparaó é um dos destinos mais procurados por montanhistas do Brasil. Isso porque, além de ter uma imensidão de trilhas, cachoeiras e piscinas naturais, o parque abriga também o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira a 2.892 metros de altitude.

O Parque Nacional do Caparaó está aberto para visitação durante todo o ano. Lá existem quatro áreas específicas para camping, com sanitários, mesas e outras estruturas para acampamento. No entanto, antes de arrumar as malas e pegar a estrada é preciso se inscrever antecipadamente para garantir a vaga e autorização para o pernoite em Caparaó.

Clique aqui para mais informações.

pico da bandeira
Pico da Bandeira. – Foto: Igor Tibiriçá Mendes/Creative Commons

.2 Parque Nacional Serra da Bocaina – SP/RJ 

A Serra da Bocaina é um paraíso para os aventureiros por suas inúmeras possibilidades, para se ter noção, em uma trilha curta é possível visitar praias desertas e cachoeiras. Dentro do Parque Nacional Serra da Bocaina, que está localizado na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, na região de Trindade e Paraty, existem opções de trilhas para todos os níveis de dificuldade, perfeitas para hiking, treinos de trail run e passeios ciclísticos.

O ICMBio, órgão governamental que administra o parque, não tem uma estrutura própria para camping. No entanto, as cidades ao redor da Serra da Bocaina têm boas estruturas hoteleiras e dentro do parque existem duas propriedades privadas com opções de camping.

Clique aqui para mais informações.

serra_da_bocaina_paraty
Litoral com vista para a Serra da Bocaina em Paraty. – Foto: Márcio Vinícius Pinheiro/Flickr – Creative Commons

.3 Parque Nacional da Serra do Cipó – MG

A Serra do Cipó é considerada o “Jardim do Brasil”, isso porque a região guarda uma das maiores riquezas naturais do planeta. A diversidade local vai desde a geologia, com cânions, cachoeiras, rios e cavernas, até a infinidade de espécies da fauna que habitam a região. Para se ter noção, os pesquisadores já registraram mais de 1.700 espécies de plantas apenas na Serra do Cipó.

Com tantos atributos, não precisamos nem dizer que opções de aventuras e lazer não faltam por lá, certo? O parque pode ser visitado durante o ano todo e entre as principais atrações estão as cachoeiras com piscinas naturais de águas cristalinas, enormes paredões com vias de escalada, centenas de quilômetros de trilhas e muito mais. O Parque Nacional da Serra do Cipó não tem espaços específicos para camping, mas os visitantes podem acampar em qualquer área aberta no parque, desde que respeitem as regras de cuidado ambiental.

Clique aqui para mais informações.

serra do cipó
Parque Nacional da Serra do Cipó. – Foto: Vihh/Flickr – Creative Commons

.4 Parque Nacional das Araucárias – SC

O Parque Nacional das Araucárias está localizado entre os municípios de Passos Maia e Ponte Serrada, em Santa Catarina. Como já é de se imaginar pelo nome, árvores da espécie Araucaria angustifólia são extremamente comuns lá. Mas, por ser uma área de vegetação nativa de Mata Atlântica, com Floresta Ombrófila Mista, o parque ainda reserva uma enorme biodiversidade, tanto em termos de fauna, como de flora.

O grande diferencial deste parque são os projetos de preservação e educação ambiental desenvolvidos ali. A área é um centro de pesquisas sobre o clima e conservação da natureza. Apesar de ter sido criado em 2005, apenas em 2015 ele foi aberto pela primeira vez aos visitantes. Lá não existem muitas opções de trilhas ou estruturas para aventuras longas. Os passeios têm uma característica mais contemplativa, em que é possível observar toda a beleza de uma floresta de araucárias.

Clique aqui para mais informações.

parque_nacional_das_araucarias_facebook
Parque Nacional das Araucárias. – Foto: Divulgação/Facebook

Ps: Quer aproveitar um desconto especial em nosso site? Use o código: BLOG100 e garanta R$ 100 OFF em qualquer compra acima de R$ 500.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.