Destinos

O Carnaval está chegando e, para os aventureiros, o feriado é muito mais do que folia. Ele é a oportunidade ideal para pegar a mochila e ir explorar o que esse mundão tem de melhor. Nós separamos uma lista com cinco destinos ideais para quem quer escapar da agitação e aproveitar a folga para suar a camisa, relaxar e curtir a natureza, seja no calor ou no frio.

  1. Monte Roraima – RR

O monte Roraima está exatamente na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Seu pico mais alto está no extremo sul e chega a 2.810 metros de altitude. Mas, entre as curiosidades da região está a imensa quantidade de plantas carnívoras, que usam os insetos como fonte para suprir a falta de nutrientes do solo, e as cavernas, formadas em decorrência das chuvas comuns à região. Então, além da aventura, também é possível vivenciar a natureza de um jeito único.

Monte Roraima | Foto: Gabriela Amorim/Flickr
Monte Roraima, Roraima | Foto: Gabriela Amorim/Flickr

2. Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina tem opções de aventuras para todos os gostos. Localizada em meio às serras e planaltos da Bahia, ela tem paisagens de tirar o fôlego, uma biodiversidade extremamente vasta e o melhor: os maiores picos de todo o nordeste do Brasil. Para os escaladores, o Pico do Barbado, com seus mais de 2.000 metros de altitude, é uma das opções mais populares. Se você está em busca de trekking, o roteiro do Mixila é uma das escolhas mais completas de trilhas. O percurso inclui várias cachoeiras, passagem por rios e ótimos espaços para acampar.

Chapada Diamantina | Foto: João Ramos - Bahiatursa/Flickr
Chapada Diamantina | Foto: João Ramos – Bahiatursa/Flickr
  1. Deserto do Atacama – Chile

O Deserto do Atacama é um dos desertos mais altos e áridos do mundo. Mas, isso não significa que os passeios também são de nível extremo, pelo contrário, existem opções excelentes para quem quer apenas relaxar. Para quem quer aproveitar um roteiro cheio de emoções, o auge da aventura é poder escalar um vulcão, o Lascar, que alcança incríveis 5.600 metros de altitude. Se o intuito é pegar leve e aproveitar uma bela paisagem para descansar, vale uma visita ao Salar de Tara, aos Gêiseres de El Tatio e um banho nas Termas Puritanas. Melhor ainda, só se você tiver tempo suficiente para aproveitar todos esses lugares.

Deserto do Atacama | Foto: Mariano Mantel/Flickr
Deserto do Atacama, Chile | Foto: Mariano Mantel/Flickr
  1. Spider Rock – Arizona (EUA)

A Spider Rock é um dos destinos mais fascinantes do mundo quando o assunto é escalada. Localizada no Cânion de Chelly, no estado norte-americano do Arizona, ela é formada por arenito vermelho, alcança 224 metros de altura e foi formada há mais de 230 milhões de anos. Para quem está interessado em aprender mais sobre escalada, a região também tem ótimos cursos para todos os níveis.

Spider Rock | Foto: Fred Morre/Flickr
Spider Rock, Arizona | Foto: Fred Morre/Flickr
  1. Whistler e Blackcomb – Canadá

Esta é uma das estações de esqui mais bem estruturada do Canadá. As montanhas Whistler e Blackcomb têm 2.240 e 1.562 metros de altura. Para se ter uma ideia, a Blackomb é a maior estação de esqui de toda a América do Norte, sua área esquiável chega a 33 km2 e ela já foi sede das olímpiadas de inverno. A infraestrutura é completa e oferece muitas atrações gastronômicas, artísticas, lojas, hotéis, spas e acomodações para os mais diversos gostos.

Whistler, Canadá | Ben and Whitney Carey/Flick
Whistler, Canadá | Ben and Whitney Carey/Flick