Inspiração

O ambientalista catarinense Fernando Vidal está na reta final da preparação para iniciar uma viagem pela América do Sul a bordo de seu “fusquinha”. A viagem, mais do que passar por diferentes lugares, tem como intuito levar conscientização ambiental por onde passar.

Comandando o projeto SmileBuilders pela preservação Ambiental, Fernando pretende passar por diferentes comunidades e trabalhar com crianças e adultos formas de passar a educação ambiental adiante. A expedição deve chamar a atenção das pessoas aos problemas ambientais e às possíveis soluções para que o ser humano e a natureza permaneçam em harmonia.

A viagem começará em Itajaí e seguira até o Deserto do Atacama. No caminho, a expedição passará por diversos biomas naturais com características únicas e, principalmente, por comunidades com necessidades próprias e diferentes relações com o ecossistema ao seu entorno.

Foto: Fernando Vidal/Divulgação

Viajar por tantos quilômetros em um fusquinha será uma aventura e tanto, mas Fernando espera que mais do que isso, a experiência permita mapear quais são as necessidades locais e o que tem dificultado as comunidades a encontrarem um estilo de vida sustentável, que inclua o respeito com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que seja possível se desenvolver social e economicamente.

Quer saber mais sobre esse projeto? Clique aqui.

Foto: @garciasaldana_/Unplash – Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.