Destinos

A lista de lugares que visitamos nesses nove anos de estrada é grande, mas o que foi fazer esses dois Brasileiros em Portugal?

É comum surgir a pergunta “Por que Portugal? O que viram aí que mexeu tanto com vocês?”.

Escolher um lugar para morar, viver full-time não é uma tarefa fácil. O processo fica ainda mais complicado depois de ter o privilégio de conhecer boa parte do mundo. Portugal não é perfeito, longe disso. Mas quando fazemos uma avaliação mais ampla, para nós, o país preenche muito dos requesitos que buscamos para o dia a dia.

E é sobre isso que falaremos hoje!

Vamos começar contando um pouco do clima e da natureza. Apesar de pequeno fisicamente – Portugal caberia dentro de Santa Catarina – o país surpreende na riqueza de paisagens.

Das falésias da Costa Vicentina as praias do Algarve. Dos vales da região do Douro as trilhas de Sintra.  Das praias da Arrábida as praias fluviais do Ribatejo… a lista  de grandes cenários é gigantesca. E tem mais! Tudo isso a cerca de duas ou três horas de carro de Lisboa, capital do país.

Ah, não poderíamos esquecer das montanhas (não muito altas) da Serra da Estrela. Destino perfeito para apreciar o friozinho do inverno europeu. Aliás, o frio por aqui é ameno comparado aos outros países do continente. São mais de 300 dias de sol por ano na região da capital.

Ou seja, clima ótimo, lugares lindos, excelente para viver a vida fora de casa – e isso é algo que tem muito valor para nós! Seja na praia, montanha ou campo, a ideia é estar sempre explorando.

Talvez isso explique por que há tantos Brasileiros em Portugal…

Brasileiros em Portugal

Um pouco sobre a culinária

O dia a dia aqui vai muito além do famoso bacalhau, principalmente quando o assunto são os frutos do mar. Algo muito comum de encontrar na região costeira do país, com preços acessíveis. Existem muitas semelhanças com o Brasil e isso sem dúvidas, é um ponto positivo.

O idioma

Apesar de falarmos bem o inglês, compartilhar da mesma língua é  um fator que facilita a vida aqui em Portugal.

A localização

Portugal está a oito horas de avião de São Paulo, com uma vasta gama de empresas aéreas que fazem esse trajeto. Parece estranho, mas nós consideramos isso perto. Ao mesmo tempo, estamos bem localizados para seguir explorando o mundo. Perto de muitos países da Europa, acesso direto a América do Norte, África e Oriente Médio. Para nós que vivemos na estrada, pingando de aeroporto em aeroporto, viver em um local mais central no mundo ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Não podemos deixar de mencionar a segurança do país, os amigos que fizemos por meio do Viajo logo Existo e a tranquilidade como um todo, ainda mais para quem vivia na correria de São Paulo!

Mudar de país é algo muito pessoal. Acaba que na verdade cada um tem seu motivo, o seu drive, a força matriz que faz você deixar amigos e família para trás em busca de mais qualidade de vida.

Brasileiros em Portugal, o que fazer?

Para você que vem à Portugal e quer conhecer mais das belezas do país, fizemos uma pequena lista de lugares que mais nos impressionaram por aqui. Lugares que todos os turistas Brasileiros em Portugal deveriam conhecer!

Trilha da praia da Ursa

Localizada próximo ao Cabo da Roca, em Sintra, o ponto mais ocidental da Europa continental, essa trilha de nível fácil é perfeita para um belo final de tarde.

Praias do Algarve

Famosa entre os europeus que buscam o clima seco e quente da região. Fuja dos destinos mais turístico e procure as praias mais isoladas. As praias são de fácil acesso e a região oferece excelente infraestrutura.

Região do Douro

Perfeito para a meia estação, alugar um challet, tomar um bom vinho e desfrutar dos belos cenários que a região do Douro oferece.

Praias fluviais de Abrantes

Esse é um destino que não entra em 99% dos roteiros turísticos. Aqui você pode curtir um banho de rio (água quentinha), comer bem, fazer esportes aquáticos, perfeito para se refrescar do intenso calor da região.

Nazare - Brasileiros em Portugal

Ondas gigantes de Nazare

Não é sempre que as ondas estão grandes e perfeitas em Nazare, mas durante o inverno as chances são maiores e essa é uma experiência bacana de viver uma vez na vida.

Dica para brasileiros em Portugal não passar frio…

Apesar de fazer parte da Europa, o inverno por aqui não é como o que pegamos no norte da Escandinávia. Se prepare para pegar muito vento, algo bem comum por aqui. Traga uma boa jaqueta corta vento para ter sempre à mão. E por fim, mesmo no verão, próximo da região costeira, as temperaturas caem um pouco ao anoitecer. Então, fica a dica de ter um fleece ou uma jaqueta meio estação para manter-se aquecido.

 


Escrito por

viajologoexisto

Leo e Chel Spencer estão na estrada desde 2013, quando largaram tudo em São Paulo para dar uma volta ao mundo de carro. Já visitaram mais de 125 países, escreveram 4 livros e seguem explorando os lugares mais bonitos do mundo.