Destinos

O Monte Elbrus é conhecido como o ponto mais alto da Europa. Parte dos 7 Cumes, essa montanha conta com 5.642 metros de altitude e foi escalada pela primeira vez em 1874 por uma expedição britânica, liderada por Crauford Grove. Hoje ela é visitada por montanhista de todas as partes do mundo e, durante o auge da temporada, é possível ter até 100 pessoas por dia tentando alcançar o seu cume.

Mesmo sendo uma montanha com altitude elevada, as expedições ao Elbrus não são consideradas muito técnicas. Para conquistar essa montanha não é preciso ter experiência em escalada ou escalda no gelo, por exemplos, mas é preciso estar bem preparado fisicamente e, principalmente, bem equipado para suportar os fortes ventos e as baixas temperaturas comuns à região.

elbrus_ekaterina-Kuzmina_flickr
Monte Elbrus. – Foto: Ekaterina Kuzmina/Flickr

Além do clima, o outro grande desafio que os montanhistas encontram no Elbrus é o fato de que a maior parte da caminhada é feita sobre o gelo, portanto, os crampons são essenciais para a segurança e bom desempenho nas caminhadas.

Outro assunto importante para os montanhistas que estão se preparando para subir o Elbrus é em relação à aclimatação. Essa montanha tem algumas particularidades, como parte do trecho feito em teleférico e também em snowcat. Por conta disso, os aventureiros acabam chegando a uma altitude elevada em pouco tempo, aproximadamente a 3.200m. A partir daí é que começam os ciclos de aclimatação para que o organismo se adapte à altitude e a ascensão continue a ocorrer até o cume do Elbrus.

Expedição ao Elbrus, o ponto mais alto da Europa. | Foto: T. Koltunova / Flickr – Creative Commons

Uma curiosidade sobre essa montanha é que, assim como o Kilimanjaro (o cume mais alto da África), o Elbrus também é um vulcão inativo. Ele está localizado em uma cadeia de montanhas formadas pela colisão de duas placas tectônicas a arábica e a eurasiana, que são consideradas como uma continuação do Himalaia.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.