Destinos

A cidade de São Bento do Sapucaí é o destino ideal para quem está em busca de aventura sem ter que ir muito longe da capital paulista. Localizado na região de Campos do Jordão, o município é um verdadeiro paraíso para a prática de esportes outdoor, principalmente para os amantes das trilhas e escaladas. A Pedra do Baú é um dos pontos mais incríveis de toda a região.

A primeira vez que alguém escalou a Pedra do Baú foi em 1940. Algum tempo depois, escaladores locais começaram a construir a via ferrata, que existe até hoje e permite o acesso ao cume da Pedra sem que seja necessário realizar nenhum tipo de escalada técnica. A formação rochosa que dá vida ao local é do tipo gnáissicas e está a mais de 1900 metros de altitude em relação ao nível do mar.

Os aventureiros que encaram os mais de 600 degraus da via ferrata chegam a 340 metros de altura e podem desfrutas de uma vista incrível das montanhas da região. É realmente uma imagem de tirar o fôlego. Para chegar aos pés da Pedra e iniciar a subida pela “escada” é preciso, primeiro, fazer uma trilha de dificuldade moderada, com muitas subidas e que dura, em média, 50 minutos. Além disso, é indicado subir a via ferrata com os equipamentos de segurança e acompanhado por um guia local.

Foto: Mari Britto/Arquivo Pessoal

Outras opções na região

A Pedra do Baú está dentro do Complexo do Baú, que conta com outras formações rochosas: o Bauzinho e a Ana Chata. Para os menos aventureiros, iniciantes e pessoas com limitações físicas, essas duas aventuras também são excelentes opções para aproveitar a natureza da região.

Vista do Bauzinho. | Foto: Webysther Nunes/Wikimedia Commons

A Ana Chata é acessível por uma trilha simples, com distância total de 5,5km e sem muitos desafios, mas que passa por cavernas e outros atrativos, além de também ter uma vista incrível da área. O Bauzinho é a opção mais acessível de todas. É possível chegar até bem perto do cume da pedra de carro, caminhando apenas 10 metros para dar de frente com uma vista incrível da imponente Pedra do Baú.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.