Destinos

O Tour du Mont Blanc é uma trilha icônica e que está na lista de desejo de quase todos os aventureiros. Além de passar por três países (França, Suíça e Itália), o roteiro passa por algumas das montanhas mais altas da Europa, florestas, vales, geleiras e por inúmeras paisagens incríveis. São 170 km de trilhas, passando pelos alpes e por vilarejos cheios de charme.

O Tour du Mont Blanc não é uma travessia e, sim, um circuito. Por causa disso, é possível fazer a trilha completa iniciando por qualquer ponto. O mais comum é que o percurso seja feito no sentido anti-horário e o ponto inicial mais comum para quem vai de fora da Europa é região de Les Houches, que está próxima à Genebra. A escolha pela direção da trilha leva em consideração a altimetria. Por ser uma trilha com muitas variações e subidas que ultrapassam os 4 mil metros de altitude, na hora de escolher o roteiro é necessário avaliar quanto tempo será necessário para vencer os picos mais desafiadores. Os aventureiros que fazem a trilha no sentido anti-horário têm a vantagem de não encarar no mesmo dia quase 2 mil metros de subida na região de Le Brévent.

O mais indicado é fazer o Tour du Mont Blanc no verão. – Foto: Tim Kemple.

A região dos alpes ficou conhecida mundialmente por ser uma das mecas da escalada, atraindo atletas do mundo inteiro e sendo o palco para subidas icônicas e que ficaram para a história. Foi lá também que o montanhismo começou a ser praticado e visto como um esporte. Para quem opta pelo trekking na região, um dos auges é poder caminhar tendo como plano de fundo a imensidão e beleza do Mont Blanc, algo que ajuda a dar uma energia extra para superar as infindáveis subidas.

Os 170 quilômetros são normalmente percorridos em um período que varia de sete a 12 dias, dependendo do ritmo escolhido e do tipo de viagem que os trilheiros escolhem. Há quem opte por fazer a trilha toda acampando (mas vale lembrar que em algumas áreas o camping não é permitido) e também existem ótimas opções de hospedagens desde albergues até hotéis de luxo em praticamente todo o caminho.

O mais indicado é fazer o Tour du Mont Blanc no verão. Devido à altitude, durante a maior parte do ano muitos trechos estão cobertos de neve, o que dificulta e até impossibilita a caminhada em diversos locais. Mesmo durante o verão, muitos dos picos ainda ficam cobertos de neve, o que garante um charme especial às passadas e fotos incríveis durante a aventura.

2013-08 TNF Chamonix Kemple (0264)
Chamonix, França. – Foto: Tim Kemple.

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.