Notícias

No último fim de semana aconteceu o Endurance Challenge Peru e a prova contou com uma presença ilustre: Rosalia Camargo. A corredora foi do Rio de Janeiro como convidada de honra para correr o EC Peru pela primeira vez. Após uma prova dura, ela acabou a prova com a quarta colocação, muita experiência e boas memórias.

O Endurance Challenge é uma corrida incrível, mas muito desafiadora. Além de ser uma prova em ambiente bem árido e com muitas pedras e areia no caminho, os corredores precisam encarar as altas temperaturas e o sol brilhando forte durante quase toda a corrida. Para Rosalia, esse foi, inclusive, o maior desafio da prova.

Se por um lado aguentar o calor e a grande variação altimétrica, que Rosalia considerou “cruel”, foi um sacrifício, a atleta também teve ótimos momentos e uma imagem que vai ficar para sempre na memória de um momento vivenciado ainda no início da corrida. O melhor momento da prova foi “aproximadamente no 10km, quando nós começamos a grande subida da prova, e as luzes da cidade de Pachacámac ficavam pequenininhas lá embaixo. Era madrugada ainda e uma linda lua nos acompanhava”.

Além disso, correr um Endurance Challenge era um sonho antigo, que só agora a corredora conseguiu realizar. “Correr um Endurance Challenge The North Face foi a realização de um sonho. Há muito tempo eu ouvia falar desse circuito, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer uma prova, já que durante a única etapa que teve no Brasil eu estava grávida! Enfim, no início do ano surgiu essa oportunidade para ir ao Peru e eu, super animada, me preparei para a prova. O que eu não imaginava, e que realmente me surpreendeu, foi a cidade de Lima. Além de uma gastronomia espetacular, Lima também tem uma variedade incrível de atividades outdoor … como surf, mountain bike e trail run!”, explicou a atleta em seu blog pessoal.

Rosalia Camargo durante o Endurance Challenge Peru. – Foto: Francisco Palomino.

Rosalia liderou a prova por quase todo o tempo, mas devido à confusão em uma das marcações, acabou pegando o caminho errado e perdendo um dos pontos de controles. “Quando cheguei no PC do 52km fui orientada a seguir adiante. E lá fui eu, ladeira abaixo, porém… o caminho não era aquele! E eu, sem ter a menor noção do que estava acontecendo, corri até a linha de chegada seguindo as faixas laranjas”. Ao chegar, inicialmente Rosalia acreditava ter finalizado a prova na primeira colocação. Mas, devido à perda do ponto de controle, ela terminou oficialmente com o 4º lugar. “A corrida não teve o desfecho que eu esperava, mas mesmo assim foi um dia especial, onde corri por lugares totalmente diferentes, com paisagens incríveis que com certeza vão ficar para sempre na minha memória”, comentou.

Para quem está pensando em correr o Endurance Challenge do Peru em 2020, Rosalia já deixa a dica: “Treinar bastante subida e estar preparado para resistir ao sol. Eu utilizei bastante os drop bags ao longo da prova e acho que vale a pena trocar a roupa e o calçado para quem for correr os 80km”.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.