Esportes

A yoga tem se tornado um esporte cada vez mais popular entre os escaladores. Não é de hoje que atletas de escalada se aproveitam também da prática da modalidade indiana para melhorar a flexibilidade e trabalhar a mente para escalar ainda melhor. Em um artigo publicado no Co.Op Journal, a professora de yoga e escaladora Olivia Hsu explicou como os dois esportes podem se complementar.

Segundo ela, um dos maiores benefícios que a yoga pode proporcionar é a capacidade de controlar a respiração e a mente para manter os batimentos cardíacos baixos. Olivia explica que por ser um esporte em que o corpo está sempre trabalhando no limite, exigindo muita concentração e força, é comum que as quedas deixem as pessoas mais nervosas. Durante a escalada o trabalho cerebral aumenta a pressão sanguínea, os níveis de adrenalina e o cortisol, que é considerado o hormônio do estresse. A prática de yoga, por outro lado, trabalha com o sistema nervoso parassimpático que ajuda no efeito inverso, desacelerando o coração, reduzindo a pressão sanguínea e colaborando para a recuperação pós eventos de estresse.

yoga_escalada

Olivia explica que começou a escalar há 21 anos, pouco tempo depois um amigo comentou que tinha ouvido falar que a yoga era um bom complemento para a escalada. Na época, 19 anos atrás, a prática indiana ainda não era o fenômeno que é hoje, mas não foi difícil encontrar um lugar para fazer aulas. Desde então, a escaladora não parou mais. Tanto é que hoje atua como instrutora de yoga.

Logo ao aprender a primeira posição de yoga, Olivia já sabia que essa seria a combinação perfeita. Ela sente a mesma intensidade física e mental em ambos os esportes e um acaba colaborando para a evolução de habilidades específicas que se refletem no outro.

Hoje, Olivia não apenas ensina yoga, mas tem um aplicativo com práticas voltadas especificamente para escaladores. A ferramenta já disponibiliza mais de 50 aulas de yoga com movimentos e exercícios pensados para te ajudar a escalar melhor.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.