Dicas

Acampar é um dos melhores jeitos de se conectar com a natureza. No entanto, para manter essa conexão sempre saudável é imprescindível cuidar para causar o menor impacto ambiental possível. Os escoteiros são conhecidos mundialmente por seu amor à natureza e esforço constante em conscientizar pessoas e atuar na preservação ambiental. Por isso, nós separamos algumas dicas “escoteiras” para te ajudar a colocar em prática boas práticas de acampamento. Muitas coisas que vamos falar aqui podem parecer óbvias, mas elas nem sempre são realmente aplicadas na vida real. Então, não custa nada relembrar!

  1. Cuidados na hora do banho

Se o local escolhido para o seu acampamento não tem chuveiro e o jeito é tomar banho em um lago ou rio, lembre-se de NUNCA usar sabonetes, xampu ou qualquer outro produto químico, para evitar a contaminação dos mananciais. O mesmo cuidado é válido na hora de lavar a louça, jamais use detergentes em locais com água corrente ou represada.

  1. Não deixe rastros

Esse talvez seja o conselho mais óbvio, mas ele precisa ser repetido. Não deixe nenhum tipo de rastro para trás. Todos os resíduos, sejam eles recicláveis ou orgânicos, devem ser levados de volta e destinados adequadamente. Mesmo durante o acampamento, mantenha o lixo em locais apropriados e devidamente fechados. Isso evita que animais sejam atraídos pelos restos de comidas, o que deixará você mais seguro e eles também.

  1. Evite fazer muito barulho

Lembre-se que existem muitos animais das mais diversas espécies habitando o entorno do seu acampamento e eles são acostumados apenas com os sons da natureza. Portanto, evite fazer muito barulho, principalmente proveniente de caixas de som. Eles podem ser extremamente desconfortáveis e até perigosos para muitos animais.

  1. Cuide dos animais

No seu caminho ou em sua “estadia” certamente você encontrará muitos bichinhos dos mais diversos. Cuide para que eles fiquem bem mesmo com a sua presença. Respeite ao máximo todas as espécies e evite alimentá-los, principalmente quando a sua refeição é baseada em alimentos industrializados. Eles têm hábitos próprios e normalmente têm na própria natureza tudo o que precisam para sobreviver de forma saudável.

  1. Dê preferência às trilhas que já existem

Sempre que possível, opte pelas trilhas já demarcadas. Isso evita mais desmatamento e, consequentemente, ajuda a preservar as espécies locais da fauna e flora. Além do cuidado ambiental, seguir pelos caminhos que já existem é muito mais seguro do que se aventurar pela mata fechada.

  1. Para o “número dois”

Se você está em um camping ou parque nacional é bem provável que tenha um banheiro próximo à área de acampamento. No entanto, se você está em uma aventura mais solitária, dificilmente poderá se dar ao luxo de ter sanitários próximos à sua barraca. Se este for o caso, cave latrinas para descartar os seus detritos. Lembre-se de fazer o buraco longe dos rios. Após a utilização, tampe bem a latrina e na hora de ir embora, cubra-a com terra.

  1. Evite ao máximo o uso de itens descartáveis

Leve sempre seus próprios talheres, pratos e toalhas reaproveitáveis. Essa mesma dica vale para outros itens e equipamentos. O sisal, por exemplo, pode ser substituído por cordas de nylon, para que sejam usadas várias vezes.

  1. Na fogueira

Nem todos os locais permitem fogueiras, então, antes de qualquer coisa atente-se às normas do parque, praia ou camping em que você está acampado. Na hora de cozinhar, a opção mais ecológica é usar um fogareiro. Mas, se essa possibilidade não se encaixa na sua aventura e uma fogueira é realmente necessária, tenha o cuidado de usar galhos que já estejam no chão e mantenha em todo o tempo a fogueira sob controle. Ao finalizar o uso, apague-a!

camping_joshuatree

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.