Destinos

O Parque Nacional de Itatiaia tem muita história. Criado em junho de 1937, esse paraíso que atrai aventureiros de todos os cantos do país, foi o primeiro Parque Nacional a ser criado oficialmente. Itatiaia está localizada em um ponto estratégico, entre São Paulo e Rio de Janeiro, mas, o seu fácil acesso não é seu único diferencial. A região abriga alguns dos pontos mais altos do Brasil, como o Pico das Agulhas Negras, a Pedra do Sino, o Morro do Couto, entre outros, e é ideal para a prática dos mais diversos esportes de aventura e atividades ao ar livre.

O Parque Nacional de Itatiaia está situado bem na divisa entre RJ e MG, a apenas 3h20 da capital paulista e a pouco mais de duas horas do Rio de Janeiro. O Parque é dividido em duas áreas: a parte baixa e o planalto, também conhecido como parte alta e é justamente essa a área preferida dos montanhistas. Apesar da parte baixa também ter várias opções de trilhas, o planalto oferece a possibilidade de alcançar alguns dos pontos mais altos do Brasil, o que faz brilhar os olhos de qualquer aventureiro.

Outro diferencial do Parque Nacional de Itatiaia é a grande quantidade de atrações para todos os níveis. O Lago Azul, por exemplo, está a apenas 500 metros do Centro de Visitantes, e bem perto dele já está a piscina natural do Campo Belo, muito indicada para o banho. No mesmo parque existe a possibilidade de alcançar o sexto ponto mais alto do Brasil, o Pico das Agulhas Negras, a 2.791 metros de altitude.

itatiaia_flickr_thiago_sanna_freire
Pico das Agulhas Negras visto de longe. – Foto: Thiago Sanna Freire Silva/Flickr – Creative Commons

Itatiaia está localizada na Serra da Mantiqueira e a unidade de conservação que hoje é o parque possui uma área de mais de 28 mil hectares, onde é possível praticar trekking, hiking, escalada, camping, observação de aves e borboletas, ciclismo, entre outras coisas. Em termos ambientais, a riqueza de fauna e flora são incríveis e únicas, além do parque abrigar importantes nascentes.

Quando o assunto é trekking, os aventureiros vão até o parque buscando, principalmente, as travessias. A maior parte delas pode ser feita em até dois dias com a opção de dormir em um dos abrigos e acordar dando de cara com as nuvens e a imensidão da natureza.

Quem administra o Parque Nacional de Itatiaia é o ICMBio. Nos últimos anos o local recebeu novas estruturas para receber melhor os visitantes, que contam com áreas específicas para camping, quiosques para piqueniques, trilhas demarcadas, acompanhamento de guias, abrigos para os montanhistas e mais. Mas, a previsão é de que a estrutura fique ainda melhor depois que o governo autorizou uma concessão de serviços de visitação a uma empresa privada, com um contrato de R$ 17 milhões, que devem ser aplicados em melhorias como a construção de novos abrigos, uma megatirolesa, novas áreas de convivência, estruturas para alimentação, entre outras coisas.

itatiaia_upslon_flickr
Parque Nacional de Itatiaia. – Foto: Upslon/Flickr – Creative Commons

O Parque está aberto para visitação durante o ano inteiro e as atividades são indicadas para todas as estações e climas. É cobrada uma taxa de entrada que varia de acordo com o período em que o visitante permanecerá na área do Parque. Além disso, outra informação importante é que, devido à procura, é preciso solicitar autorização prévia para usar os abrigos.

Clique aqui para saber mais informações sobre o Parque Nacional de Itatiaia.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.