Dicas Esportes

Aqui no blog o que não falta é conteúdo para você aproveitar a temporada de neve sempre da melhor maneira.

Já falamos como montar a mala ideal. Falamos também, sobre a importância do uso de camadas e até mesmo do preparo físico antes da viagem.

Hoje a ideia é trazer ainda mais dicas para que sua temporada seja inesquecível! Nosso parceiro e snowboarder Eric Patat, nos ajudou nessa missão. Vamos nessa?

acervo Eric Patat

ALIMENTAÇÃO

A atividade na montanha proporciona um grande gasto calórico. Isso está completamente relacionado ao frio e altitude, afinal, o corpo se esforça muito mais quando exposto a essas condições.  Por isso, carboidratos e gorduras boas devem ser ingeridos no café da manhã, se a ideia for iniciar o dia já no esporte. Aposte em alimentos como ovos, abacate, mas não se empolgue! Reforçar a ingestão não quer dizer que você deve seguir para a montanha de barriga cheia, e sim, bem alimentado.

Entre uma descida e outra aproveite para repor as calorias perdidas. Snacks, frutas secas, nuts, barrinhas de proteina ou até mesmo um chocolate quente, são bem-vindos. Deixe lanchinhos na mochila, caso a fome venha a aparecer.

* Para um cardápio mais completo e específico, não deixe de falar com seu nutricionista. A suplementação pode ajudar no ganho de força e resistência.

 

HIDRATE-SE

É isso! Hidrate-se o tempo todo. Não espere o corpo sentir sede para tomar água. Sede significa desidratação. Lembre-se, durante a atividade o corpo sua, mesmo com o frio.

A hidratação também está relacionada com a prevenção de lesões e regulagem de temperatura corpórea.

Não existe uma regra ou padrão quanto a quantidade de água que se deve tomar, mas entre 15/20 minutos é importante hidratar-se.

 

PROTEJA-SE DO SOL

O sol refletido na neve torna-se ainda mais poderoso, por isso, não esqueça do protetor solar! Reforce quantas vezes achar necessário durante o dia!

Os lábios secam demais quando expostos a grandes altitudes. A manteiga de cacau tradicional pode ser substituída por pomadas mais potentes, que são derma regeneradoras.

Invista também em produtos com proteção UVA/UVB. O uso de pescoceiras é importante para proteger o rosto da luminosidade e ventos fortes!

CUIDADO COM OS OLHOS!

Investir em bons equipamentos torna o esporte sempre mais agradável e prazeroso. Isso também vale, e muito, quando falamos dos goggles.

Além da função básica de proteção solar, os óculos, quando possuem lentes tecnológicas, melhoram a visibilidade nas descidas, o que pode evitar acidentes.

Você sabia que existem também goggles para uso noturno? Isso mesmo! A ideia é protege-lo de galhos ou pedrinhas que possam voar no rosto durante a atividade.

 

CAPACETE

Capacete não é tudo igual! E não existe nada melhor do que ter seu próprio equipamento.

Invista em um bom capacete que proteja até mesmo sua cervical, no caso de uma queda mais brusca. Opte por modelos com boa respirabilidade, isso faz toda diferença.

Conhecida mundialmente por seus óculos, a SMITH está disponível no Brasil e você pode montar o combo perfeito: os goggles da marca encaixam em seus capacetes. Com essa dupla a leveza está garantida.

 

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Não se assuste com o título. Para qualquer viagem de montanha, tenha sua própria farmacinha. Acidentes podem acontecer e você deve estar precavido. Como os esportes na neve envolvem diversos movimentos diferentes do habitual, não deixe de levar analgésicos para o final do dia.

 

LEMBROU DA ROUPA DE BANHO?   

Pode parecer até engraçado, mas muitos hotéis proporcionam a experiência de estar dentro de uma piscina no meio da neve e você não vai querer perder essa oportunidade. As estruturas dos resorts oferecem também jacuzzi, spas e saunas.

Por isso, além das roupas de banho, não esqueça de um bom par de chinelos!!

Nos vemos nas pistas!!


Escrito por

Rachel Magalhães

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM. Apaixonada por aventuras, ama viajar, conhecer novos lugares e estar em contato com a natureza. Faz parte do time da The North Face há nove anos.