Dicas Esportes

Ao contrário do que muitos acreditam, quanto mais treinado seja o seu cardiovascular, mais complicada será a sua aclimatação em altitudes. Já vi dezenas desses atletas sofrendo em altitudes e jogando tudo para o alto após alguns dias. Atletas deveriam se aclimatar diferente de pessoas normais. Isso inclui mudar o plano de aclimatação e talvez somar alguns dias de descanso em grandes altitudes.

Quando pessoas normais chegam em grandes altitudes, o ritmo cardíaco e respiratório são acelerados. O mesmo acontece com atletas só que em um grau mais leve. Como se trata de pessoas com um treinamento cardiovascular superior, elas conseguem facilmente compensar a hipóxia.

Na segunda fase da aclimatação que é entre o primeiro e terceiro dia, normalmente o corpo detecta a hipóxia e a medula óssea inicia a produção de hemoglobina extra. É nesta fase que os atletas diferem. No caso deles a ativação medular somente ocorre quando a hipóxia é maior. Em outras palavras, atletas começam a aclimatar mais alto.

Aparentemente o ritmo cardíaco de descanso muito baixo é um indicador de que o indivíduo iniciará a segunda fase da aclimatação em altitudes maiores do que o normal. Durante os primeiros dias de aclimatação é comum observar essas pessoas num estado geral de saúde muito bom comparado com o resto das pessoas.

Atletas em altitude - Iceland
Atletas deveriam se aclimatar diferente de pessoas normais.

O estado geral de saúde de um atleta quase sempre começa piorar quando é superada a linha dos 4.000~4.300 metros de altitude. Normalmente quando se chega nessa altitude, o corpo humano já iniciou a produção de células vermelhas dias atrás. Nos atletas contudo, o processo acaba de ser iniciado pois a hipóxia dos 4.000 metros é notavelmente maior do que os 3.000. É esperado que nesta etapa a pessoa sinta dores de cabeça e náuseas. Seu estado psicológico é abalado quando o atleta se compara aos outros que deveriam estar razoavelmente bem.

Fora isso, o músculo cardíaco de um atleta é maior e mais forte do que um coração normal, o que causa uma pressão alveolar maior. Os alvéolos são pequenas estruturas localizadas no pulmão e são responsáveis pela troca gasosa que entrega oxigênio ao sangue. Eles são revestidos por pequenas artérias que vazam plasma sanguíneo quando sofrem alterações de pressão. Esse processo chama-se edema pulmonar e pode ser mortal. Atletas portanto são mais propensos a desenvolver edema pulmonar.

Foto: Maximo Kausch
Caminho ao acampamento 2 do Gasherburm 2, Paquistão – Foto: Maximo Kausch

O que fazer, então?

Se você é atleta e acabou de ver tantas más notícias, não se preocupe. A boa notícia é que se o processo de aclimatação for bem feito, a sua chance alcançar o cume de uma montanha de altitude é maior do que uma pessoa normal! Minhas recomendações para a aclimatação de atletas:

. Vá mais alto no começo: Se queremos chegar acima de 5.000 metros, seja por um trekking ou para escalar uma montanha, temos que passar 2 ou 3 noites abaixo dos 4.000 metros antes de continuar. Para um atleta o ideal é ele não parar em altitudes que não forçam o seu corpo a produzir células vermelhas. Assim sendo, uma boa estratégia para o atleta seria ir diretamente para altitudes entre 3.500~4.000m e permanecer de 2 a 3 noites aclimatando. Se você está com uma equipe maior, vocês ficarão só 1 ou 2 dias separados.

. Mais descansos: Considere ter mais dias de descanso do que uma pessoa normal, especialmente na faixa de altitude dos 4.000m.

. Tenha paciência: Geralmente não é a melhor virtude de atletas de performance que estão acostumados a ver os resultados imediatamente após o exercício. Em grandes montanhas demoramos dias para ver qualquer resultado. Não sair correndo na frente de todo mundo, mesmo que você consiga, é uma forma de se preservar.

#FicaADica 1 –> ANOTE TUDO: Uma boa dica aqui é você anotar tudo aquilo que deu certo. O que você conseguiu beber? Em que altitude você teve dor de cabeça? Você teve problemas de sono? O seu travesseiro foi grande o suficiente?… São perguntas bem pontuais sobre o seu estado geral de saúde e de quais macetes você se usou para superar a altitude. Essa informação valerá ouro na sua próxima expedição. 

#FicaADica 2 –> VOCÊ NÃO SE SENTIRÁ BEM: Um dos maiores motivos de desistência de pessoas inexperientes em altitude é o fato delas sentirem um ou mais sintomas e acharem que isso não é normal. Relaxe, você não se sentirá bem! Inicialmente, um cansaço geral fora do normal tomará conta do seu corpo. Alterações no seu apetite e sono também são sintomas esperados nos estágios iniciais de aclimatação. Entender esses sintomas e não se desesperar será parte do sucesso na sua aclimatação.


Escrito por

Maximo Kausch

Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.