Esportes Inspiração Vídeos

Se você já assistiu a minha lista anterior, aqui vão alguns filmes irados que não ficaram tão famosos, mas são incríveis!

 1 – GERAÇÃO LENDÁRIA 

O nome diz tudo! 

Muitas vezes desconhecidos pela comunidade de montanha, essas ”lendas” elevaram a escalada no Brasil na década de 80. Grandes nomes que com muita humildade seguem escalando forte e abrindo vias até hoje!

Dois escaladores nesse vídeo já foram indicados ao Piolet D’Or, considerado o Oscar da escalada mundial. Flavio Daflon e Sérgio Tartari foram os primeiros brasileiros a concorrer ao prêmio pela abertura da via Samba de Leão, no Fitz Roy.

2 – SANGUE LATINO 

O verdadeiro Big Wall brasileiro 

4 brasileiros e 1 argentino se juntam para abrir um Big Wall (modalidade de escalada que leva dias a ser finalizada) na Pedra Baiana, quase na divisa entre MG e ES. Foram 10 dias ininterruptos de conquista para vencer os 800 m da via!

3 -The Pathan Project 

Fugindo das grandes produções norte americanas

Junte uma equipe com integrantes da França, Bélgica e Argentina. Adicione um vale com montanhas rochosas virgens do Paquistão e teremos um filme divertido, cheio de imagens incríveis.
Se você assistiu aos clássicos filmes de montanha americanos: Free Solo, Dawn Wall, Master of the Stones, Reel Rock… Pathan Project vai ser totalmente diferente!

4 -The New Kid

Uma mulher entre as lendas

Imagine ser convidada para integrar uma expedição para a Antártica com seus ídolos, tanto da escalada, quanto da fotografia. Foi exatamente isso que Savannah Cummins realizou em 2017. A expedição para Queen Maud Land contou com a presença de nada menos que: Alex Honnold, Jimmy Chin, Conrad Anker, Cedar Wright e Anna Pfaff. Quer saber o saldo da expedição? Clica no play e encante-se!

5 -Patagonia Promisse

Um pouco da história da maior escaladora brasileira 

Como comentado no #1, infelizmente aqui no Brasil muita gente desconhece a história dos feitos de nossos conterrâneos. Na minha opinião, Roberta Nunes foi de longe a maior escaladora que o Brasil já teve. Audaciosa e destemida, se entregou de corpo e alma para o esporte. Infelizmente Robertinha nos deixou no dia 18/07/2006, mas seus feitos ainda ecoam por aí…

Apaixonada pela Patagônia, local onde escalou por diversas vezes, dizia que gostaria em sua morte de ser cremada e que suas cinzas fossem espalhadas por lá. Mantendo sua promessa, seu namorado Sean Leary embarca para a Patagônia afim de cumprir sua promessa.

Bônus – A Line Across the Sky 

A escalada impossível?

Escalar o Fitz Roy na Patagônia Argentina é considerado um grande feito. Seu clima instável e seu nível de exposição faz com que os escaladores aceitem o risco de escalar uma montanha imponente, com seus mais de 1.500 m verticais de granito.

Agora imagine ”linkar” todos os cumes de sua cadeia em uma empreitada: mais de 4000 m de escalada, 7 cumes, pouco equipamento e muito risco. Em fevereiro de 2014 Tommy Caldwell e Alex Honnold completaram em cinco dias a Travessia do Fitz e entraram mais uma vez para a história do alpinismo. Já em 2015 venceram o Piolet d’Or por seu grande feito.

Bônus – Cerro Torre: A Snowball’s Chance In Hell

Outra escalada impossível!?

O filme acompanha a jornada de David Lama, na época com 22 anos, foi grande promessa da escalada. Seu objetivo é escalar em livre (não utilizando pontos de apoio artificiais, apenas seu corpo para progredir) a via do Compressor no Cerro Torre, considerada até então uma das mais difíceis do mundo!

Bônus – El Capitan’s Golden Gate ft. Emily Harrington

Mais um super escaladora! 

Emily Harrington é uma esportista super completa! Já escalou praticamente de tudo, graças a sua força e foco Nesse vídeo, sua missão é a via Golden Gate em livre, em nada menos que o El Capitan. Essa rota possui 900m verticais, 36 cordadas diversas e sua graduação em livre chega ao 9o grau!

Enjoy, galera! 😉


Escrito por

Lucas Sato

Lucas Sato é instrutor e guia de escalada da Grade 6 Expedições. Desde 2006 ele se dedica de corpo e alma a esse esporte, tendo como uma de suas grandes paixões a conquista de novas vias, já são mais de 40 até agora. Como guia de montanha, Lucas já liderou expedições pela América e também na região do Himalaia.