Inspiração

Cada viagem é uma nova oportunidade de se conectar com diferentes culturas, experimentas novos sabores, absorver outros elementos, fazer amizades e criar memória que ficam guardadas para sempre na mente e ajudam a nos moldar como pessoas. A jornalista Christiane Mussi sente isso em cada uma das viagens que faz. Apesar de ir sozinha, ela percebeu que, na verdade, essa é uma jornada incrível e zero solitária. Para compartilhar essa experiência com outras mulheres e incentivá-las a saírem pelo mundo, ela, inclusive, criou um projeto chamado @montanhe-se.

Confira um pouco dessa história:

“A vida é uma crônica e a lembrança pela sinestesia é um dom. Fechar os olhos para poder ver. Sentir um cheiro que traz um toque. O calafrio que recorda um momento. O barulho que traz de volta um lugar. Um gosto que transporta no tempo.

Foto: Christiane Mussi / @chris_mussi

Eu tenho uma personalidade aventureira e extremamente curiosa. Gosto de viajar para me superar, me surpreender e, claro, explorar! Considero meu estilo livre e sem frescuras, tanto faz se for no conforto ou no perrengue, me alimentando de comida boa ou sanduíche, me adapto a um sofá da metade do meu tamanho com a mesma facilidade que durmo numa cama kingsize. Quando aprendi a deixar a zona de conforto para me jogar na estrada, descobri mais sobre mim, sobre as pessoas, os nossos limites e nossas capacidades. Viajar é uma conquista de liberdade e evolução. Você pode ir por todos os motivos, mas é viajando que entendemos a razão de estar lá. Eu sou grata pelos amigos que colecionei viajando e sempre mantenho contato com eles, não importa onde eles estejam. Eu sou capaz de me comunicar até com uma árvore para aprender algo novo. Busco experimentar a cultura do ponto de vista local, pois cada destino visitado, experiência vivida e pessoa conectada formam quem somos ao longo da vida, é preciso se entregar nessa jornada.

A versatilidade abre oportunidades, é um fato. Cada lugar tem seu próprio estilo e energia, a sensibilidade é que nos permite vivenciar da melhor forma. Quando descobri o trekking, atividade outdoor mais democrática do mundo, passei 17 dias numa roadtrip pela Patagônia e fiquei surpresa com a quantidade de idosos que encontrei subindo montanha como quem anda no shopping. Deixavam nossa juventude trintona no chinelo. Fui até chamada de aliciadora de velhinhos (risos), só porque eu queria conversar com eles e saber como tinham tanta energia, de onde eram, o que faziam. Caminhar faz bem para todos que têm essa capacidade. Num lugar desses, é uma terapia para a mente.

Foto: Christiane Mussi / @chris_mussi

Nessa viagem renovei centenas de vezes minha gratidão por poder andar, porque, sim, andar é um privilégio, a gente esquece. Caminhando e parando, fui aprendendo a controlar a respiração, o fôlego, a emoção, e me peguei contemplando em silêncio a natureza exuberante que se apresenta no trajeto. Às vezes é tão impactante que uma lágrima brota no cantinho do olho. Cruzando cenários variados que mudam como papel de parede de computador, ouvimos os sons primitivos que atravessam o corpo com o vento frio entre a floresta e o gelo. Incrível!

Nós sentimos e nos tornamos mais reais nesses momentos! A vida é passageira e, independentemente da crença, essa é nossa chance para vivermos de acordo com nossa motivação, não a dos outros. O viajante é solidário. A solidariedade une. A união cura no abraço. Eu me sinto no dever de doar o meu máximo e encontro gratidão para receber o que vem do universo na minha direção. E vem muita coisa boa. Quem doa parte de si sem a intenção de ganhar algo de volta, produz positividade e aumenta a frequência de luz, mesmo que nem todos conheçam o poder dessa energia. A gente sempre encontra essa positividade quando precisa, porque ela está em nós. Atraímos o que transmitimos. Viajar fortalece laços. Cria habilidades. Desenvolve o SER do HUMANO. Vá viajar!

Foto: Christiane Mussi / @chris_mussi

Depois dessa experiência, criei a @montanhe_se para aumentar o conteúdo consciente da vida outdoor realizando também algumas ações, além de destacar a responsabilidade que temos ao interagirmos com o meio ambiente. Nós somos a natureza e devemos cuidar! Hoje, a @montanhe_se está prestes a lançar um passaporte de exploração de montanhas e 51%, exatos, de seguidores do perfil, consiste em mulheres, o que me deixa extremamente feliz de saber que tantas de nós buscam o esporte, a aventura e a superação, além de inspiração para saírem sozinhas da zona de conforto.. E eu, como jornalista viajante, quero continuar contribuindo com essa expansão e fortalecimento, nunca devemos desistir!

Você não pode conquistar todos ao mesmo tempo, na mesma intensidade, mas sempre pode ser tolerante e empático. Nada é coincidência. Tudo faz sentido: as pessoas, os lugares e as condições. Tudo acontece como deve ser para gente evoluir na direção que precisamos, mas nem sabemos. Sinta seu coração. É vivendo os limites e vibrando além dos limites dos outros que vamos aprendendo: NINGUÉM ESTÁ SOZINHO. Nunca. É o lema da montanhe-se, não somos parte, somos a natureza!” – Christiane Mussi / @chris_mussi

Foto: Christiane Mussi / @chris_mussi

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.