Notícias

Na última semana o mundo da escalada sofreu uma perda enorme. Três grandes atletas que estavam entre os melhores do mundo e, inclusive, faziam parte do time global The North Face, faleceram após serem atingidos por uma avalanche em Alberta, Canadá. David Lama, Jess Roskelley e Hansjörg Auer estavam em uma expedição por Howse Peak, um lugar bastante sensível à incidência de avalanches.

Os três atletas foram dados como desaparecidos na última terça-feira (16) e desde então as equipes de resgate que operam Icefields Parkway fizeram buscas de helicóptero. Segundo a agência, os corpos só foram encontrados no último domingo (21).

A perda foi lamentada por atletas, imprensa e admiradores do esporte em todo o mundo. O trio deixa um legado de recordes, superação e inspiração para as gerações atuais e futuras.

David Lama

Apesar de ter apenas 28 anos, David Lama já era uma lenda. Filho de mãe austríaca e pai nepalês, ele teve seu primeiro contato com a escala ainda muito novo e não demorou muito para ser considerado um prodígio do esporte. Ele foi várias vezes campeão de escalada, mas não se contentou em ficar apenas nas paredes artificiais. Sua paixão pelas montanhas o levou a desbravar locais pouco explorados e a arriscar vias solo, sem equipamentos de segurança. Um de seus maiores feitos foi a ascensão livre da rota Compressor, em Cerro Torre, no ano de 2012. A conquista acabou virando um filme e deu a energia necessária para que em 2018 ele fosse a primeira pessoa do mundo a conquistar Lunag Ri, no Nepal. David era extremamente tranquilo e preciso.

Jess Roskelley

Jess tinha o montanhismo correndo em suas veias. Seu pai, John Roskelley é um montanhista extremamente respeitado nos Estados Unidos e no mundo. Seu currículo de conquista inclui várias montanhas com mais de 7 mil metros de altitude. Esse amor pelas alturas e pela adrenalina passou de pai para filho, tanto que aos 18 anos, Jess já era guia de montanha. Em 2003, ele e o pai alcançaram o cume do Everest e Jess se tornou o norte-americano mais jovem a chegar ao topo do mundo, aos 20 anos. Seu recorde perdurou até 2010.

Hansjörg Auer

Assim como David, Hansjörg também era austríaco e experimentava as montanhas das mais diversas formas possíveis. Ele ficou conhecido mesmo por ser o primeiro a realizar diversas ascensões solo. Mais recentemente, Hansjörg levou o esporte a outro patamar, realizando escaladas solo seguidas de descidas voando de paraglider. A mais recente conquista solo desse escalador foi no Himalaia, a via Lupghar Sar West.

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.