Notícias

Os Estados Unidos são um país com dimensões continentais, por isso, normalmente a forma mais rápida de viajar entre os estados é de avião ou em uma road trip de carro. No entanto, essas não são as opções mais divertidas e muito menos a mais prazerosa para quem quer aproveitar o caminho e curtir a natureza. Para mudar esse cenário, um projeto pretende construir uma ciclovia que ligará as duas costas norte-americanas, indo da capital Whashington DC até o estado de Washington.

Apelidada de “Great American Rail-Trail”, a ciclovia terá, em média, seis mil quilômetros de extensão, passando por 11 estados diferentes. Esse é o projeto mais ambicioso da história do país e segue um modelo já aplicado no Canadá, quando foi criada a Great Trail, maior trilha do mundo, com 24 mil quilômetros de extensão.

Foto: Gemma Evans/Unsplash – Creative Commons

Para se tornar real, assim como foi feito no país vizinho, os norte-americanos pretendem usar algumas rotas já existentes e conectá-las através de novas vias. De acordo com o site oficial do projeto, para que isso seja possível, será necessário um esforço em conjunto da sociedade civil, do governo, de instituições privadas e principalmente dos órgãos que já controlam as ciclovias e também os parques nacionais.

Como um dos intuitos é incentivar a população a pensar na bicicleta como uma forma segura de transporte em viagens, todas as vias que integrarão a rota precisarão, necessariamente, ser exclusivas para ciclistas e estarem segregadas de vias automotivas. Existe um histórico de acidentes em rodovias envolvendo carros, caminhos e bicicletas, e a Great American Rail-Trail deve ser uma opção eficiente para evitar que isso aconteça, mesmo que a quantidade de pessoas viajando em bicicletas aumente.

Conforme informado na página do projeto, a rota já possui 3 mil quilômetros de ciclovias existentes, mesmo que nem todas estejam conectadas ainda. Como a ideia é extremamente ambiciosa, ainda serão necessários alguns bons anos até que seja concluída. No Canadá, por exemplo, foram necessários 25 anos até que a Great Trail fosse finalizada. Mas, todo o esforço tem a sua recompensa. A expectativa é de que a rota norte-americana possa atender a 50 milhões de ciclistas com os mais diversos propósitos, desde cicloviagens até uso diário da bicicleta como meio de transporte.

Saiba mais:

–> Canadá tem a maior trilha do mundo, com 24 mil km de extensão

–> Estudo mostra que quem anda de bicicleta é mais feliz

Foto: Holly Chisholm/Unsplash – Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.