Notícias

A pandemia global causada pelo COVID-19 tem ocasionado diversas mudanças em todos os segmentos da sociedade. Ainda não é possível prever o impacto exato que ela terá na economia e nas relações sociais e culturais, mas especialistas em viagem já visualizam um cenário em que o interesse por atividades outdoor aumente. Um artigo publicado na revista Outside Online dos EUA traz uma série de motivos que justificam esse crescimento no universo das viagens de aventura.

Confira alguns dos destaques e entenda como a pandemia pode transformar o turismo nos próximos meses:

  • Medo de locais com grande concentração de pessoas

As incertezas sobre o controle do vírus parecem ter deixado os turistas receosos de conhecerem pontos turísticos muito famosos devido à grande concentração de pessoas. Um estudo ainda em andamento nos Estados Unidos, desenvolvido pela organização “Destination Analysts”, mostrou que 50% dos norte-americanos preferem que suas viagens pós-pandemia sejam para ambientes outdoor e em experiências com grupos pequenos, do que para locais muito turísticos, que costumam ter alta movimentação de pessoas.

  • Parques Nacionais devem ser os primeiros a abrirem

Por não serem fechados e, normalmente, não terem alta movimentação, os Parques Nacionais devem ser as primeiras destinações turísticas a retomarem as atividades. É isso que tem sido feito os Estados Unidos, que aos poucos reabre alguns de seus famosos parques nacionais, e esta também é uma tendência aplicada no Brasil, com alguns estados já liberando a visitação em áreas de conservação. Além de serem os primeiros a voltaram às atividades, muitos parques também têm a vantagem de estarem próximos aos centros urbanos ou a grandes cidades, o que facilita as viagens curtas de fim de semana.

  • Camping e viagens de carro devem ganhar novos adeptos

Um estudo feito pela KOA (Kampgrounds of America) identificou o crescimento de 11% para 16% nas pessoas interessadas em acampar com suas famílias após a pandemia, nos EUA. Além disso, a pesquisa identificou que 32% dos participantes que nunca acamparam na vida, acham que o momento é ideal para terem a primeira experiência.

  • Aventuras perto de casa

Uma das maiores preocupações durante a pandemia tem relação com a movimentação de pessoas que viajam de áreas contaminadas pelo vírus para outros locais, aumentando e exponenciando a transmissão. Portanto, muitos países têm adotado restrições aos voos e a previsão é de que o setor aéreo, infelizmente, ainda leve um tempo para voltar a operar normalmente. Enquanto isso, o que os especialistas em turismo preveem é o aumento das viagens a destinos próximos. Inicialmente a retomada deve ser feita com viagens curtas de carro, na sequência espera-se que viagens de avião dentro do próprio país voltem a ganhar força e só depois disso os voos internacionais devem ser retomados com o propósito de turismo.

Se você achou esses pontos destacados do artigo da Outside interessante, você pode acessar o material completo aqui.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.