Dicas

Todo bom aventureiro sabe que é preciso cuidar da riqueza natural hoje para que as gerações futuras também possam desfrutar desses recursos. Esse é o principal conceito da sustentabilidade e, com isso em pauta, é possível aplicar boas práticas em todas as áreas, desde os hábitos, as escolhas de consumo até a forma como os filhos são educados. Em cada detalhe da vida é possível fazer escolhas mais conscientes e que vão minimizar o seu impacto ambiental no planeta.

Para fazer a nossa parte, nós estamos constantemente buscando soluções mais sustentáveis para todas as etapas da nossa cadeia de negócios. Desde a escolha da matéria-prima até o consumidor final, a The North Face está em uma busca intensa por opções mais sustentáveis, que sejam realmente viáveis e justas econômica, social e ambientalmente.

Introduzir hábitos sustentáveis na rotina é ainda mais fácil, seja no dia a dia na cidade ou em uma aventura na montanha. Nós separamos algumas sugestões para que você comece a refletir e colocar essas ideias em prática hoje. Confira quais são:

  1. Aplique os 3 R’s

Você já deve ter ouvido essa expressão e se ainda não está familiarizado com ela, significa: reduzir, reutilizar e reciclar. A proposta é tão óbvia quanto parece. Antes de fazer qualquer escolha de consumo, pense se você realmente precisa daquilo. Depois, ao descartar algum item, avalie primeiro se não é possível reutiliza-lo para outro propósito. Se ele realmente não tiver mais jeito, descarte-o adequadamente, enviando para a reciclagem. Um dos maiores problemas do mundo é a quantidade de lixo gerado. Além de ocupar muito espaço em aterros sanitários, quando descartados inadequadamente, os resíduos acabam poluindo outros recursos, prejudicando animais e provocando prejuízos incontáveis por centenas de anos. Mudar essa situação depende totalmente das mudanças de hábitos hoje.

  1. Viva o mundo lá fora

As pessoas só cuidam daquilo que elas conhecem. Se alguém nunca teve o prazer de fazer uma trilha ou ter uma imersão na natureza, dificilmente perceberá o valor que ela tem e não se preocupará em cuidar. Portanto, a melhor forma de incentivar alguém a preservar ou mudar de hábitos em relação ao meio ambiente é proporcionando essa conexão. Quanto mais as pessoas se envolvem com a natureza, mais elas percebem a urgência em proteger os recursos naturais e isso provoca uma avalanche de mudanças em todas as áreas da vida.

  1. Passe adiante

Se você já é um protetor da natureza, já conhece conceitos de sustentabilidade e tem dicas e exemplos para compartilhar, não tenha medo de passar o conhecimento adiante. Às vezes as pessoas não colocam bons hábitos em prática porque eles simplesmente não tiveram informação. Então, não se acanhe. Conhecimento nunca é demais!

trekking_natureza

  1. Cuide bem dos seus equipamentos e roupas

O nosso negócio é movido pela venda de roupas, equipamentos, calçados e acessórios para a sua aventura. Mas, isso não quer dizer que nós desejamos que as pessoas comprem o tempo todo. Durante o desenvolvimento de nossos produtos, nós temos o cuidado de usar o que existe de melhor em termos de materiais e tecnologias para que eles durem por muito tempo. No entanto, essa vida útil vai depender muito do cuidado durante o uso e de como as manutenções são feitas. Jaquetas impermeáveis, por exemplo, precisam ser constantemente higienizadas (clique aqui para saber mais). As botas e calçados, não devem ficar parados no armário por muito tempo (clique aqui para saber mais). Lavar as jaquetas térmicas precisa de alguns cuidados específicos (clique aqui para saber mais). Então, ao adquirir uma peça, atente-se às instruções de uso e cuidados na lavagem para que suas roupas e equipamentos continuem em perfeito estado muito um período maior.

  1. Não deixe rastros

Na hora de ir acampar, fazer uma trilha ou até mesmo praticar esportes de neve, lembre-se de não deixar qualquer rastro que não sejam as suas próprias pegadas. Leve de volta todos os resíduos que produzir, utilize os recursos naturais com sabedoria, respeite o ambiente e o bem-estar dos animais locais e provoque a menor interferência possível. Nós já fizemos um post especial com dicas para deixar o seu acampamento mais sustentável e você pode conferir tudo aqui.

Qual dica você acrescentaria a essa lista?

Lembre-se: “Seja a mudança que você quer ver no mundo” – Mahatma Gandhi

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.