run smartwool

Você já deve ter ouvido falar em produtos fabricados em lã merino. Esta fibra natural é obtida através de uma raça bastante específica de carneiros que produzem a melhor lã do mundo. A extrema qualidade e características únicas tornam este material perfeito para a fabricação das mais diversas roupas e acessórios, principalmente quando eles são produzidos visando a performance.

Nós separamos 7 características muito especiais que fazem a lã merino ser a melhor opção para te acompanhar nas mais diversas atividades físicas em qualquer clima:

  1. Ideal para qualquer época do ano

Engana-se quem pensa que por ser lã, o merino é indicado apenas para o inverno. Os carneiros da raça merino vivem em locais com grande variação térmica. Assim, eles naturalmente já se adaptam ao forte calor e também aos invernos rigorosos. Esta capacidade passa para a lã e, consequentemente, aos produtos feitos com esta matéria-prima, que proporcionam aquecimento no inverno e ventilação no verão.

  1. Controle da respiração e umidade

Um dos grandes diferenciais da lã merino é o seu enorme potencial para controlar a umidade do corpo. As fibras naturais têm o poder de absorverem o suor, transportando-o à parte externa do tecido. Assim, a pele fica sempre seca e o suor evapora muito mais rápido.

A fibra de merino é capaz de reter até 30% de seu próprio peso em umidade e, ainda assim, manter o toque seco. Para se ter ideia, nos tecidos sintéticos esta capacidade é de, em média, 7%.

18620189_10155235307458614_8366169816713880692_n

  1. Aquecimento

Quando se trata de isolamento térmico o próprio ar pode ser uma excelente ferramenta e lã consegue reter este “ar morto” entre suas fibras, protegendo e retendo melhor o calor do próprio corpo.

  1. Resistência

As fibras de lã são bastante complexas, assim como o corpo humano. Para se ter uma ideia, elas são constituídas basicamente de moléculas de uma proteína conhecida como queratina, que também está presente em nossa própria pele e nos fios de cabelos. Isso significa que a fibra de lã tem uma extrema capacidade de ser dobrada, flexionada e esticada em qualquer direção por 30 mil vezes ou mais, garantindo às roupas muito mais força e estabilidade.

  1. Não dá coceiras

A lã é uma fibra bastante associada à coceira. Mas, quando se trata de merino a história é bem diferente. Esta lã especificamente tem as fibras com diâmetro bem menor. Por causa disso, elas são também muito mais flexíveis e macias, perfeitas para as pessoas com pele sensível. A lã merino é extremamente macia ao toque e não dá coceiras, proporcionando o máximo de conforto ao usuário.

baselayer

  1. Controle de odores

Durante as atividades físicas de alta intensidade a temperatura corporal sobe e o suor é inevitável. Além de manter a pele sempre seca, outra capacidade natural da lã merino é o controle de bactérias e, consequentemente, de odores. Por causa disso, ela pode ficar dias sem lavar e sem pegar cheiro. Esta versatilidade faz com que a lã merino seja a opção perfeita para te acompanhar nas longas trilhas, provas de corrida que duram vários dias, atividades de alta intensidade e qualquer compromisso do dia a dia.

  1. Conforto

Além de todos os benefícios já citados, a lã merino é extremamente confortável, para que durante as atividades físicas seja possível focar apenas em sua própria performance, sem se preocupar com nenhuma distração ou incômodo causados pelas roupas.

Confira aqui todos os produtos Smartwool feitos em lã merino.

Escrito por Thaís Teisen
Thaís Teisen é jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.