Destinos

O Monte Roraima é um dos destinos dos sonhos de muitos trekkers no Brasil e no mundo. Localizado na tríplice fronteira, onde o Brasil se encontra com a Guiana e a Venezuela, este é um verdadeiro paraíso para quem está em busca de uma imersão total na natureza e de muitas experiências únicas e inesquecíveis.

Os roteiros de trekking para o Monte Roraima variam normalmente de 7 a 11 dias e sempre têm o início da caminhada em território venezuelano. Apesar de quase todas as expedições seguirem pelo mesmo caminho até a montanha, o que proporciona essa variação na duração é o tempo que os viajantes escolhem ficar no “cume” do Roraima. Isso porque o platô possui 90km2 de área e por lá é possível acampar por dias, aproveitando para acordar acima de um mar de nuvens e desbravar as maravilhas de se estar a praticamente 2.800 metros de altitude.

Foto: Luis Castro / Flickr – Creative Commons

Apesar de não ser um roteiro técnica e que exija conhecimentos específicos de escalada, é preciso lembrar que o esforço físico para chegar ao Monte Roraima é considerado de médio a difícil. Portanto, é preciso estar preparado fisicamente para suportar, em média, 10km de caminhada por dia com uma mochila de 45 a 65L nas costas.

Este roteiro também é recomendado para aventureiros já experientes e que estejam acostumados a fazer travessias, dormir em barracas e caminhar em condições climáticas pouco favoráveis. Durante todos os dias de caminhadas os expedicionários dormem em barracas, este não é um roteiro equipado com lodges ou alojamentos. Outro ponto de atenção e que pode gerar certo desconforto em pessoas inexperientes, é que, por estar localizado próxima à linha do Equador, a região costuma ter muitas chuvas e é comum que parte da caminhada seja feita com muita umidade. Assim sendo, tenha sempre seus equipamentos protegidos em sacos estanques, use capa na mochila e use roupas e calçados impermeáveis.

O trekking do Monte Roraima vale cada um dos desafios que podem ser encontrados no caminho. Poder acordar sobre as nuvens e depois contemplar uma imensa paisagem de savana e planalto é inesquecível.

Foto: Cadu Tavarares / Flickr – Creative Commons

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.