Destinos

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos melhores destinos do Brasil para a prática dos mais diversos esportes de aventura. A região abriga excelentes picos para escalada, trilhas para todos os níveis de dificuldade, muita biodiversidade e uma paisagem digna de cinema.

De acordo com o ICMBio, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) conta com uma área de proteção ambiental de mais de 20 mil hectares, espalhados pelas cidades de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Neste espaço existem mais de 200 quilômetros de trilhas para todos os tipos de aventureiros, algumas delas, inclusive, são acessíveis a cadeirantes.

A região abriga excelentes picos de escalada e trilhas para todos os níveis de dificuldade. | Foto: Raphael Malta/Arquivo Pessoal

Não faltam opções de atividades para os aventureiros que chegam ao parque. Uma das atrações mais buscada pelos visitantes é a travessia Petrópolis – Teresópolis. Um roteiro de 30 quilômetros de extensão que é, normalmente, feito em três dias. Neste trecho é possível acampar e ter como pano de fundo algumas das paisagens mais bonitas do Brasil ao se deitar e ao acordar. (Para saber mais sobre a travessia, clique aqui).

Mesmo que essa travessia seja uma das mais famosas do país, não é necessariamente o maior diferencial deste parque. Apesar de menos famosa, o PARNASO tem uma rota de escalada que está entre as 15 melhores do mundo: a Agulha do Diabo, na Pedra do Sino. Além do alto nível de dificuldade da via, o local é de difícil acesso, precisando de praticamente um dia de caminhada para ser alcançada, o que deixa a experiência ainda mais radical.

O Dedo de Deus é um dos picos de escalada mais clássicos do Brasil. | Foto: Raphael Malta/Arquivo Pessoal

Outra escalada famosa no parque é o Dedo de Deus, um clássico do esporte. A via mais desafiadora da pedra é a Teixeira, mas também existem opções de vias relativamente fáceis, o que torna o Dedo de Deus uma opção interessante também para quem está começando no esporte.

Informações importantes:

A principal entrada do PARNASO está localizada na cidade de Teresópolis e o parque é aberto todos os dias das 8h às 17h. Quem optar por comprar os ingressos antecipadamente pode acessar o parque entre as 6h e 22h. O valor do ingresso varia de acordo com a atividade e a estrutura escolhida pelo visitante. No site oficial do parque estão todas as informações (clique aqui para saber mais). Apesar de não ser obrigatória a contratação de guias, o ICMBio recomenda que um dos condutores oficiais do parque seja contratado para acompanhar as trilhas mais longas e travessias.

Trilha do Elefante com vista para o Dedo de Deus. | Foto: Raphael Malta/Arquivo Pessoal

Saiba mais:

–> 3 travessias incríveis no Brasil.

–> Saiba como arrumar a sua mochila para uma trilha ou travessia.

–> Itatiaia: O parque mais antigo do Brasil


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.