Dicas

Estar em contato com a natureza faz bem ao corpo e à alma. Nós estamos sempre incentivando as pessoas a explorarem novos lugares e experimentarem novas aventuras. Mas, no meio de tudo isso, é essencial lembrar de que a nossa obrigação é sempre causar o menor impacto ambiental possível. Esse também é o papel da organização norte-americana “Leave no Trace”, criada para educar os aventureiros sobre como aproveitar o melhor das trilhas sem deixar rastros humanos para trás.

Para começar esse trabalho informativo, a organização criou um guia com sete passos para que os trekkers causem o menor impacto possível em suas expedições ou passeios curtos. Confira quais são as dicas e saiba como coloca-las em prática:

  • Prepare-se e planeje com antecedência

Essa é uma dica que vale para praticamente tudo na vida. Se você quer ter uma aventura bem-sucedida, é primordial que você faça um bom planejamento e que se prepare, tanto fisicamente, como em termos de equipamentos. Então, antes de arrumar as malas, pesquise bastante sobre o seu destino, veja como estará o clima no período da sua aventura, confira quais roupas e equipamentos são recomendados e tenha certeza de que a sua capacidade física é condizente com o tamanho da sua expectativa. A falta de preparo e planejamento podem resultar em muitos impactos negativos no meio ambiente. Por exemplo: se você, por acaso se perder e precisar passar a noite na floresta, é possível que tenha que fazer um abrigo improvisado, fogueira, entre outras coisas. Além de deixar um rastro do improviso para trás, estar em uma situação como essa pode colocar a sua própria segurança e vida em risco.

–> Dica: Conheça os 10 itens essenciais em um trekking

  • Respeite as trilhas e use as áreas para campings

Pode parecer besteira, mas caminhar fora das trilhas pode colocar outras pessoas em risco e também a própria biodiversidade da região. As áreas marcadas para trilhas já foram “desmatadas”, sempre que você sai da trilha, pode acabar desgastando a vegetação, pisando em espécies de plantas e até em pequenos animais. Além disso, a passagem constante de pessoas por esses locais pode acabar criando “trilhas” no chão, confundindo outros aventureiros e deixando mais fácil para que se percam no caminho.

Na hora de montar a barraca siga a mesma lógica. Em muitos parques e áreas de proteção existem áreas demarcadas especificamente para campings. Evite instalar a sua barraca fora desses locais. Caso, o seu destino não tenha um espaço específico para acampamento, dê preferência às superfícies duráveis, como as rochas.

  • Descarte os seus resíduos adequadamente

Para não deixar rastros é bastante óbvio que o lixo produzido durante o trekking precisa ser levado de volta. Pensar nas embalagens de alimentos e em guarda-las de volta na mochila é fácil, mas existem outros resíduos, inclusive os que são produzidos por nosso próprio corpo, que demandam um pouco mais de cuidado. O papel higiênico, por exemplo. Existem casos em que o papel, desde que de origem natural, pode ser enterrado junto com os seus próprios dejetos em um buraco cavado na floresta, os chamados “cat holes”. Vale lembrar, que para descartar fezes dessa forma, o ideal é que o buraco seja feito longe das fontes de água para evitar contaminação, que tenham, pelo menos, 15 centímetros de profundidade e sejam cobertos com muito material orgânico local. Mesmo aplicando toda essa técnica, o ideal é levar o papel higiênico até uma lixeira adequada para o descarte. Não é indicado que o papel higiênico seja queimado.

Seguindo essa lógica e lembrando do planejamento, na hora de arrumar as malas você já pode pensar em opções de alimentos que gerem menos resíduos para serem carregados de volta. Evite ao máximo as embalagens e aproveite os sacos de transporte para levarem os alimentos e para trazerem os resíduos de volta.

Alguns resíduos são menos visíveis, mas altamente impactantes. Esse é o caso dos detergentes, sabonetes e shampoos. Por mais naturais que sejam, todos esses produtos acabam contaminando os mananciais e não são recomendados. Portanto, utilize-os apenas em último caso.

  • Não leve embora o que pertence à natureza

Não retire da natureza o que não lhe pertence (a não ser, é claro, que seja um resíduo deixado por outro humano). Respeite o local e mantenha tudo da mesma forma que encontrar. Pedras, galhos, fósseis são riquíssimos e sempre trazem uma história e conexão com o local. Se você retirar algo, além de interferir na natureza, pode impossibilitar que outras pessoas vivam uma experiência tão incrível quanto a sua. Imagine se todas as pessoas que passam por essa trilha resolverem levar algo de recordação para casa… na natureza, também vale a máxima da vida: não mexa no que não é seu.

  • Tenha muito cuidado ao acender uma fogueira

Fazer uma fogueira pode ser uma alternativa de sobrevivência na floresta. No entanto, não é opção mais recomendada e muito menos a mais segura. Antes de qualquer coisa, verifique se a região em que você está permite fogueiras. Se a resposta for positiva, mesmo assim tenha muito cuidado ao mexer com o fogo. É essencial seguir alguns cuidados, por exemplo, não é recomendado fazer fogueiras em áreas desérticas ou com muita altitude e pouca vegetação. Essas condições podem fazer o fogo sair do controle. Em alguns parques existem áreas demarcadas para a utilização de fogueiras, normalmente próximo aos espaços para camping. Essas áreas já têm anéis de pedras ou latões que ajudam a conter o fogo e impedem que as chamas se espalhem. O único tipo de fogueira que a “Leave no Trace” reconhece como limpa é aquela que não deixa nenhum vestígio de que um dia existiu. É justamente por causa dos perigos que o fogo pode trazer que não se recomenda queimar resíduos ou fazer fogueiras fora de áreas demarcadas. Para se ter uma ideia do tamanho do impacto que um simples fósforo pode causar, em 2011 um turista que fazia um dos trekkings no Parque Nacional de Torres del Paine, na Patagônia Chilena, queimou papel higiênico e o fogo se espalhou tão rápido e com tanta intensidade que consumiu quase 13 mil hectares da floresta, que até hoje não se recompôs.

  • Respeite os animais

Quando vamos fazer um trekking nós estamos adentrando um espaço que não nos pertence. Por isso, precisamos ter o máximo de respeito e cuidado com todas as espécies que habitam a região, principalmente os animais. Muitas espécies são atraídas pelo cheiro da comida, portanto evite deixar embalagens abertas ou alimentos expostos. Não alimente animais selvagens com comidas industrializadas e tente interferir o menos possível com barulhos e iluminação, seja durante as caminhadas ou no acampamento. Os animais são muito mais sensíveis do que os seres humanos e podem se assustar e até mesmo atacar alguém se sentirem que estão sob algum tipo de ameaça. Respeitar os animais também vai lhe proporcionar muito mais segurança.

  • Seja educado com as pessoas pelo caminho

Assim como você, outros aventureiros podem estar desbravando a mesma trilha e enfrentando as mesmas dificuldades e alegrias que você. Portanto, seja cortês e educado com todos que passarem pelo seu caminho. Ofereça ajuda se vir alguém em necessidade ou com menos experiência, dê passagem para quem quer seguir um ritmo mais rápido na trilha e sorria, afinal, isso é realmente contagioso. Caso você encontre alguém que não está seguindo as normas de preservação e cuidado ambiental, aproxime-se amistosamente e compartilhe o seu conhecimento com o intuito de conscientizar e informar os outros sobre a necessidade de cuidar de todo e qualquer patrimônio natural.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.