Dicas Esportes

Numa noite de sono normal, em altitudes normais, o seu corpo passa por 4 estágios em que o seu metabolismo, temperatura, batimentos cardíacos e ritmo respiratório ficam mais baixos. Na altitude, no entanto, acontece exatamente o contrário, especialmente na fase de aclimatação. Para captar a pouca quantidade de moléculas de oxigênio disponível no ar de altitude, o seu corpo precisa produzir mais células vermelhas. O processo no entanto é demorado e inicialmente o corpo humano acelera o ritmo respiratório e batimentos cardíacos.

Ao ir para regiões de altitude, o seu sono será prejudicado pois você raramente entrará na terceira e quartas fases de sono, que são as mais profundas. Seu sono será mais leve e é normal você acordar repetidas vezes durante a noite sem motivo aparente.

camping_altamontanha
As piores noites geralmente ocorrem em algum momento das primeiras 5 noites.

Há relatos de pessoas que não conseguem fechar os olhos por dias, no entanto isso não é comum.

Outro sintoma presente em pelo menos 10% das pessoas que estão aclimatando, é a Apnéia Central do Sono. Esta condição – mais comum em homens com mais de 40 anos de idade – faz com que a pessoa acorde com uma sensação de falta de ar. Em casos extremos (1 a 3%), a pessoa chega a sair de sua barraca ou saco de dormir devido à sensação de falta de ar. A droga à ser usada neste caso é a Acetazolamida em 125mg a cada 12 horas.

Para melhorar a qualidade do seu sono em altitudes é necessária uma boa aclimatação e um alto nível de hidratação. O seu corpo jamais deve estar na horizontal ou com os pés mais altos do que o tronco. O ideal é você improvisar um travesseiro que mantenha a sua cabeça e pescoço mais altos que o resto do corpo. Como na altitude normalmente estamos situações de improviso, uma boa ideia é você colocar as suas botas ou mochila por baixo do seu isolante térmico ou colchonete. Manter uma garrafa com água ou uma garrafa térmica de chá bem acessível para todas as vezes que você acordar, também é sempre uma boa prática.

Caso você esteja dentro de uma barraca a 20 graus negativos, sair para urinar durante a noite pode vir a ser um problema. Normalmente você ficará negociando com você mesmo em sair ou não da barraca e vai adiar esta tarefa o máximo que conseguir. Neste caso, é interessante você ter uma garrafa para urinar e evitar estas traumáticas saídas. A garrafa ideal para isto deve ter tampa, boca larga e grande capacidade. Garrafas do tipo ‘Gatorade’ de 1,5LT são as mais indicadas. Para as mulheres a adição de um funil de silicone específico para urinar, é uma ajuda e tanto.

O sono leve, comum no estágio primário da aclimatação, normalmente permite que você lembre dos seus sonhos ou seja facilmente acordado durante eles. Muitas pessoas descrevem o sono leve de altitude muito parecido com o da febre, que também acelera o metabolismo.

O fármaco mais indicado para ajudar o sono em altitudes é a Melatonina pois trata-se de um hormônio naturalmente produzido pelo corpo humano e é responsável pela regulagem do sono. Acima de tudo trata-se de uma droga que não apresenta perigos à sua saúde pois não é um depressor respiratório como a maioria das drogas usadas para o sono. Consulte o seu médico.

Alguns medicamentos comumente usados para o sono, não são adequados para grandes altitudes. Evite drogas como Rivotril, Zolpidem, Dormonid etc. Estas drogas podem ser muito perigosas por se tratarem de depressores respiratórios. Dependendo da dose, elas podem levar à morte em grandes altitudes, especialmente no estágio inicial de aclimatação.

camping_altamontanha2
Para melhorar a qualidade do seu sono em altitudes é necessária uma boa aclimatação e um alto nível de hidratação.

Você sabia?

ENQUANTO VOCÊ DORME: A maior quantidade de células vermelhas produzidas durante o processo de aclimatação a grandes altitudes acontece enquanto você dorme. Trata-se de um dos momentos do seu dia com menor frequência cardíaca e respiratória. É por isso que recomendamos você manter a hidratação da maneira mais uniforme possível, incluindo o período da noite. Uma boa dica é você ter a sua garrafa de água bem acessível e ter cuidado para ela não congelar. Geralmente o calor produzido por duas pessoas do interior de uma barraca já é suficiente para deixar a água líquida.


Escrito por

Maximo Kausch

Maximo Kausch é alpinista, especialista em montanhas de altitude, guia, professor e recordista mundial por ter escalado 83 montanhas com mais de seis mil metros de altitude na região dos Andes. Além de dar cursos de montanhismo e alpinismo, uma de suas grandes missões é desbravar locais ainda inexplorados.