Inspiração

Se você gosta de aventuras, certamente já ouviu falar no nome: Jimmy Chin. O norte-americano, filho de imigrantes chineses, é referência na produção de materiais audiovisuais nos locais mais extremos do mundo. Mas, todos esses registros em fotos e vídeos mostram que ele é muito mais do que um simples cinegrafista, ele é um dos maiores alpinistas e esquiadores do mundo, com um currículo cheio de recordes e conquistas tão grandes como integrar o primeiro grupo de norte-americanos a escalar o Everest e descer de lá esquiando.

Jimmy Chin integrou a equipe de atletas The North Face que em 2006 subiu o Everest e desceu esquiando.

Seu feito mais recente e talvez o que ficou mais famoso em todo o mundo foi o filme-documentário “Free Solo”. A produção, feita por ele, junto com a esposa Elizabeth Chai, mostra toda a trajetória do escalador Alex Honnold até a conquista do El Capitan sem o uso de equipamentos de segurança. O filme foi um sucesso global e resultou na conquista do Oscar de melhor documentário.

Outro filme de Jimmy Chin que conquistou festivais ao redor do mundo foi “Meru”. Diferente de “Free Solo”, em que toda a história gira em torno de outro atleta, “Meru” mostra uma das expedições mais difíceis da história da escalada em alta montanha, quando Jimmy Chin, Conrad Anker e Renan Ozturk, fizeram após uma tentativa frustrada e muito perigosa, a primeira ascensão da via Shark’s Fin, na Índia. Meru levou sete anos para ser produzido e mostra como o talento de Jimmy Chin vai muito além das fotos e vídeos. Ele tem uma capacidade absurda de registrar tudo isso e contar histórias enquanto está escalando ou desbravando os locais mais desafiadores do planeta, exposto a condições que apenas grandes atletas são capazes de superar e sobreviver.

Em 2017, Jimmy Chin e outros atletas The North Face conquistaram as montanhas inóspitas da Antártica.

Os esportes sempre fizeram parte da vida deste norte-americano com ascendência asiática. Desde muito pequeno ele já competia em modalidades como natação e taekwondo. Sua paixão pelas montanhas surgiu ainda criança, após uma viagem em família ao Glacier National Park. As aventuras, no entanto, ganharam um espaço maior em sua vida após a faculdade, quando Jimmy simplesmente pegou seu carro e embarcou em uma longa viagem para escalar os picos do oeste dos EUA.

Após uma foto, tirada com a câmera de um amigo, seu destino mudou. A imagem, feita em Yosemite, mostrou os talentos de Jimmy Chin para o mundo e foi o começo de uma série de convites para filmar e fotografar expedições para os mais diversos destinos, desde os parques norte-americanos até picos nunca conquistados na Antártica e Ásia. Suas fotos renderam capas na National Geographic, New York Times e as histórias contadas por Jimmy Chin inspiram atletas profissionais e amadores de diversas modalidades, incentivados a superar limites e continuar explorando os destinos mais remotos da Terra.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.