Inspiração

Conrad Anker, Jimmy Chin e Renan Ozturk têm várias coisas em comum. Além de serem todos escaladores e atletas The North Face, os três entraram para a história ao desafiarem e conquistarem uma das montanhas mais difíceis do mundo: Meru. Todos os detalhes da expedição realizada em 2011 foram registrados por Jimmy Chin e se tornaram um documentário incrível.

A história dos três escaladores na missão Meru vai muito além da conquista da montanha. O filme mostra a verdadeira obsessão do grupo em conseguir superar desafios e alcançar locais inexplorados. Todos os atletas passaram por momentos trágicos, experiências de quase morte e tiveram que lutar contra a própria cabeça e a vontade de desistir da montanha.

Foi Conrad Anker quem encabeçou o projeto e convidou Renan e Jimmy para integrarem o grupo.  Meru, mais especificamente a via Shark’s Fin, era um sonho de seu antigo mentor, que Conrad carregou para si. Mas, não era à toa que ninguém havia chegado ao cume. A escalada é extremamente técnica, as condições climáticas nem sempre cooperam e, ao contrário do que acontece no Everest, não existe nenhuma estrutura pré-existente para dar suporte aos escaladores na montanha.

Como mostrado no filme, a primeira tentativa de ascensão do trio aconteceu em 2008. Eles levaram roupas, equipamentos e comida para uma expedição de seis dias, que acabou se estendendo por 19 dias. Sem a estrutura necessária, cansados e enfrentando péssimas condições climáticas, com intensas nevascas, eles tiveram que desistir a apenas 100 metros do cume. O trauma da missão tinha sido tão intenso, que eles disseram que nunca mais tentariam novamente. Mas, como bem lembrado por Jimmy Chin no documentário, escalador bom tem memória curta. Assim, três anos depois, eles voltaram a Meru.

Neste intervalo muitas coisas aconteceram, inclusive duas experiências de quase morte vividas por Renan e Jimmy. Mas, perto da segunda tentativa eles estavam tão focados no objetivo, que nada os impediria de seguir para a expedição. O grupo aprendeu muito com os erros da primeira missão, levaram menos equipamentos, menos comida e roupas mais quentes. Com o conhecimento adquirido, eles conseguiram superar todos os desafios e alcançar o topo do Meru, a 6.310 metros de altitude.

Todos os detalhes dessa expedição e também os depoimentos dos atletas são mostrados no filme. Você não pode perder!

Assista ao trailer de Meru:


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.