Inspiração

Viajar sozinha sempre foi um tabu para muitas mulheres. O histórico de uma sociedade majoritariamente dominada por homens durante séculos se reflete ainda hoje nos hábitos culturais dos brasileiros e brasileiras. Por isso, mesmo com tantas conquistas, ainda é comum que uma mulher receba um olhar reprovador ou ouça comentários pouco motivadores quando diz que fará alguma viagem sozinha. Mas, não faltam histórias de mulheres que ignoram todas essas heranças culturais e correm atrás de seus sonhos sem esperar alguém para acompanha-las.

A vida passa rápido demais para viver aguardando companhia para viajar. As oportunidades acontecem agora e as mulheres estão prontas para aproveitar cada uma delas. Para te incentivar a arrumar as malas e sair em busca dos destinos dos seus sonhos, nós fomos atrás de algumas histórias de mulheres que estão fazendo justamente isso e elas dão o conselho com muita experiência de causa. Afinal, viajar sozinha pode ser uma das melhores escolhas da sua vida!

No decorrer dessa semana, nós vamos compartilhar várias histórias inspiradoras.  A primeira delas é da Tatiana Martins (@viajoporisso). Ela adora viajar e sempre aproveitou as férias no trabalho para incluir mais um destino à sua lista de viagens. Apesar de ter companhia em muitas de suas aventuras, alguns desafios ela encarou “solo” e as experiências ficaram marcadas para sempre.

Um mochilão pelo Equador

“Todo mês de janeiro tenho 30 dias de férias. Nesse ano, meu namorado tinha viagem a trabalho e não arrumei companhia para viajar. Decidi encarar sozinha um mochilão pelo Equador: um destino ainda pouco explorado turisticamente. Saí de Brasília apenas com passagem de ida e volta. Queria fazer uma viagem diferente, sem roteiro e com a liberdade de escolher na hora quantos dias ficar em cada lugar. Sem dúvidas, foi a melhor decisão que tomei! Viajar sozinha é libertador, é conhecer a si mesma, é fazer novas amizades, é estar aberta ao novo, é ter a certeza que independentemente do sexo, posso estar no lugar que quiser! Desbravei! Fui até Quito, Baños e Galápagos. Fiz as trilhas de dois dos mais importantes vulcões do país: Chimborazo e Cotopaxi. Fiz caiaque em uma lagoa formada na cratera de um vulcão. Nadei com tubarões, arraias e tartarugas. E o melhor de tudo: voltei com o gostinho de quero mais!”

Foto: Tatiana Medeiros/@viajoporisso

As surpresas da Patagônia

“Tinha uma viagem marcada para a Patagônia com o namorado no Carnaval do ano passado. Um mês antes da viagem, o namoro acabou. Veio a indecisão se deveria ou não viajar. Não bastasse o término do namoro, tinha sido furtada na minha última viagem para a África do Sul. Quebraram o vidro do carro alugado e levaram vários pertences, dentre eles, minhas roupas de trilha e minha bota que já estava amaciada. Tudo indicava que era melhor eu desistir… Além do sonho de conhecer a Patagônia, queria fazer o circuito W de Torres Del Paine (uma trilha que tem duração de quatro dias).

Foto: Tatiana Medeiros/@viajoporisso

Com todos os empecilhos, a vontade falou mais alto e decidi ir em busca do meu sonho e realizar minha viagem. Comprei novamente tudo o que eu precisava e viajei! Fiz todas as trilhas que gostaria de fazer, fiz novas amizades, me conectei com a natureza e tive a certeza que precisamos ir em busca dos nossos sonhos, independentemente do que aconteça. Para minha surpresa, encontrei meu ex (na época) e atual (agora) namorado no meu último dia de viagem. Eu terminando o circuito W e ele finalizando o circuito O. Se eu tivesse desistido, talvez não estaríamos juntos hoje, e teria deixado de conhecer um dos lugares mais incríveis que conheci na minha vida: a Patagônia! Nunca desista dos seus sonhos! Qualquer lugar no mundo é pra você, seja você quem for!”

Foto: Tatiana Medeiros/@viajoporisso

LEIA MAIS:

–> #SheTravels: Inspiração que vem das montanhas

–> #SheTravels: Nenhum perrengue vai parar as mulheres

–> #SheTravels: Vá! Mesmo que queiram te desencorajar


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.