Dicas

Em meio à pandemia causada pelo Covid-19, muito tem se falado sobre a importância de estar saudável e com um bom sistema imunológico para evitar essa e outras doenças. Para chegar a esse objetivo, no entanto, não existe uma fórmula mágica, mas alguns hábitos no dia a dia podem ajudar e muito. Nós separamos três dicas simples, que podem começar a ser colocadas em prática hoje mesmo. Confira:

1. Mantenha-se em movimento

Existem uma série de atividades físicas que podem ser feitas de acordo com as suas preferências. O mais importante é manter o corpo em movimento. Um estudo feito pelo pesquisador norte-americano David Nieman, da Appalachian State University, avaliou mais de mil participantes para entender como o organismo deles reagia às estações mais frias do ano, ou seja, outono e inverno. A análise mostrou que as pessoas ativas fisicamente, que no caso realizavam atividades aeróbicas, pelo menos, cinco vezes por semana, tiveram 43% menos dias em que se sentiram mal ou ficaram doentes, se comparado aos participantes sedentários. Para se ter ideia, não era necessário nem realizar atividades muito intensas. As pessoas com os melhores resultados praticavam 20 minutos ou mais de caminhada, ciclismo ou outro esporte aeróbico. Este resultado mostra o quão importante é estar sempre em movimento, até mesmo para evitar pegar gripes, resfriados e outras doenças características de condições climáticas menos favoráveis.

2. Dê preferência às comidas de verdade

Tem uma frase muito legal e verdadeira que diz: “descasque mais, desembale menos”. Não é segredo nenhum que priorizar alimentos de verdade (frutas, legumes, vegetais e outros itens não industrializados) se reflete positivamente na saúde de diversas formas. Desde a quantidade de vitaminas e nutrientes essenciais até a redução de gordura, açúcar e sódio na dieta, itens que tendem a deixar o organismo mais inflamado e, consequentemente, mais vulnerável. Tendo uma dieta balanceada é possível absorver diferentes vitaminas e até mesmo descartar a necessidade do uso de suplementos para compensar a falta de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo.

3. Faça um detox mental

A saúde mental é essencial para que o corpo também fique saudável. Existem muitas doenças psicossomáticas que se refletem em outras enfermidades e acabam destruindo a imunidade do corpo. Então, eventualmente faça pausas mentais. Isso pode ser feito através de esportes, meditações, terapia e também a partir do contato com a natureza. Tenha um tempo para se desligar das responsabilidades do trabalho e dos aparelhos eletrônicos. Reduzir os estímulos mentais por um tempo vai ajudar a dar uma reiniciada no cérebro para melhorar a criatividade, o humor, a saúde e muito mais.


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.