Dicas

Juliana Davies é uma carioca que tem o esqui como uma de suas grandes paixões na vida. Ela teve contato com o esporte quando ainda era criança e nunca mais largou. Mesmo morando muito longe da neve, o esporte sempre teve o seu espaço na rotina dessa atleta amadora, mãe de dois filhos. Recentemente ela foi até o Alaska para desbravar algumas das montanhas nevadas mais incríveis do mundo e gravar uma série de esqui extremo para o Canal Off. Com um histórico desses, já dá para perceber que quando ela coloca o esqui nos pés, não está para brincadeira.

Mas, como treinar para os esportes de neve morando em um país tropical e ainda mais em uma cidade onde é comum os termômetros marcarem 40 graus? Apesar de ser um desafio, é possível, sim, praticar outras modalidades e se preparar bem para chegar na temporada de neve realmente voando nas pistas ou fora delas.

Foto: Juliana Davies/Arquivo Pessoal

A Ju Davies compartilhou com a gente toda a estratégia de treino que ela usa e serve como inspiração para você que também quer aproveitar a neve estando bem preparado para curtir as aventuras ao máximo. Confira abaixo o depoimento e as dicas dela:

Parece desafiador, mas com um pouco de disciplina e criatividade tudo é possível! Sou carioca, moro no Rio e amo esquiar. Como tenho poucos dias de esqui por ano, quando tenho… faço de tudo para chegar na temporada preparada fisicamente. Entendo que isso é o mínimo, então, ter uma boa pré-temporada é tudo! E isso não é uma tarefa muito fácil para nós que vivemos no calor dos trópicos.

Embarco em fevereiro para mais uma temporada de esqui, desta vez com meus filhos, e como a neve não faz parte do dia-a-dia carioca é preciso ser criativo para acertar os treinos. Seguem alguns detalhes do que ando fazendo:

Areia: Treino funcional na praia 2x por semana. A areia me dá força nas pernas, maior estabilidade no tornozelo e melhora também o cardio.

Corrida: Este é o meu esporte tropical. Corro entre 3 e 4 vezes por semana.

Pedal: Para mim, este é o melhor treino para o esqui. Fortalece muito a região da coxa e, principalmente, toda cadeia posterior das pernas.

Natação: É o esporte perfeito para os dias regenerativos.

Para a prática do esqui, tão importante quanto fortalecer o quadríceps, é fortalecer toda cadeia posterior das pernas e a parte superior do corpo. Sem isso, a instabilidade piora e as chances de lesões aumentam muito. Seguindo essa linha de raciocínio o meu treino base fica assim:

Aquecimento:

* mobilidade de tornozelo, joelho e posterior

* 15’ trote na areia fofa

Treino:

Agachamento:  4 bombeadas embaixo + 1 salto- 4x em intervalos de 1 minuto

Super-homem (perna e braços alternados): 4x 15rep

Salto lateral alternado: 4x em intervalos de 1 minuto

Passada com rotação de tronco: 4x 15rep

Circuito 1:

 3x em intervalos de 30 segundos para cada exercício

* Prancha com deslocamento das pernas

* Prancha encostando no ombro

* Abdominal remador

* Remada no TRX

Circuito 2:

3x em intervalos de 30 segundos para cada exercício

* Prancha alternando o apoio na mão e cotovelo

* Abdominal oblíquo

* Supino reto no TRX

Finalizar:

15 minutos de trote na areia fofa

Vale lembrar que cada pessoa tem um treino adequado para o seu próprio preparo físico e objetivo. Este é o treino que funciona par a Ju Davies e pode funcionar bem como uma sugestão para que o seu treinador desenvolva uma rotina adequada para você.

Foto: Juliana Davies/Arquivo Pessoal

Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.