Dicas

Seja em um esporte de neve, trilha ou viagem de lazer, se no seu destino você se deparará com temperaturas baixas, é essencial cuidar do aquecimento das extremidades do corpo. Pés, mãos e nariz são áreas que costumam estar naturalmente mais expostas ao frio e, consequentemente, são as mais vulneráveis.

As baixas temperaturas provocam algumas mudanças no nosso organismo. Isso é totalmente natural e uma forma de defesa do corpo. O que acontece é que para manter a temperatura corporal ocorre uma vasoconstrição nos capilares, que são pequenos vasos sanguíneos que chegam até os tecidos mais profundos. Isso ocorre para evitar que o corpo perca calor excessivamente.

Em situações muito extremas, pode ser que a vasoconstrição seja tão intensa que chega a impedir a circulação normal do sangue. Em alguns casos, as temperaturas podem ser tão baixas, que os capilares chegam a congelar. Na verdade, o que acontece é a formação de microcristais de gelo, um fenômeno que não tem tradução em português, mas que é conhecido no inglês como “frostbite”.

Nós explicamos tudo isso apenas para mostrar como o corpo reage quando exposto às baixas temperaturas. Atentar às extremidades é muito importante justamente pelo fato de que nariz, mãos e pés têm duas “desvantagens”: além de estarem mais vulneráveis ao vento e frio, essas são as partes do corpo que estão mais distantes do coração e do cérebro, então são as áreas em que o sangue naturalmente já leva mais tempo e tem mais dificuldade para chegar, quando os capilares estão apertados ou obstruídos, fica ainda mais difícil alcançar as extremidades.

kids_ski_luvas
A proteção adequada é o melhor jeito de evitar lesões causadas por frio. – Foto: Clayton Boyd

Para evitar problemas como o congelamento dessas áreas, é preciso manter pés, mãos e nariz sempre bem protegidos e aquecidos. Luvas, gorros, pescoceiras, meias e calçados apropriados são itens de necessidade básica se você pretende encarar temperaturas negativas e não ter problemas com hipotermia ou congelamento de extremidades. A proteção adequada é o melhor jeito de evitar lesões causadas por frio. Com as roupas certas, você ficará sempre aquecido e seguro.

 

 


Escrito por

Thaís Teisen

Jornalista, formada pela FIAM-FAAM, com especialização em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonada por esportes, natureza, música e faz parte do time The North Face de Conteúdo Digital.